Construção sustentável é marca do novo Centro de Medicina Esportiva da Rede Samaritano

Construção sustentável é marca do novo Centro de Medicina Esportiva da Rede Samaritano

 

Segundo pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (SBME) em 2019, a especialidade cresce constantemente no país, acompanhando o aumento da prática de atividades físicas e do interesse por saúde e bem-estar.

Além disso, o surgimento de novas modalidades esportivas tem gerado a necessidade de profissionais especializados em lesões e cuidados específicos para cada atividade física, aumentando em 30% a demanda por médicos especializados em medicina esportiva nos últimos anos, também segundo a SBME.

Neste cenário, a WV Construtora foi responsável pela entrega do Centro de Medicina Esportiva da Rede Samaritano, pertencente a UnitedHealth Group.

Com investimento de R$ 8 milhões, a construtora entregou o novo Centro localizado no bairro Ibirapuera, Zona Sul de São Paulo. O prédio tem três andares e conta com um centro de reabilitação ortopédica, sala de medicina esportiva para a realização de exames como ergoespirometria, avaliação isocinética e biopedância.

O novo local também conta espaços Recovery e Bem-estar, localizados no último andar, permitindo que parte das atividades sejam feitas ao ar livre.

Segundo Wilson Mendes da Veiga, diretor da WV Construtora, antes de iniciar a obra, foi desenvolvido um plano de construção que levou em consideração a segurança dos pacientes e funcionários com a adequação do imóvel existente. “Isso exigiu o acompanhamento da engenharia estrutural para avaliar a condição da estrutura existente e garantir a segurança do edifício durante a obra”, explica.

 

O diretor ressalta ainda que a construção de um hospital requer um alto nível de qualidade em todos os aspectos, incluindo segurança, acessibilidade, higiene, durabilidade e conforto. “Para isso, é necessário o uso de materiais de alta qualidade e técnicas de construção modernas, garantindo assim que o hospital seja construído com os mais altos padrões de qualidade.”

 

O novo Centro de Medicina Esportiva da Rede Samaritano permitirá que o hospital ofereça uma gama mais ampla de serviços de saúde, incluindo tratamentos para lesões musculoesqueléticas, acompanhamento de atletas, reabilitação e terapias esportivas, suportando acompanhar até 150 pacientes por dia.

Veiga acredita que a ampliação conceituará ainda mais o hospital, tornando-o um destino-referência para atletas e entusiastas do esporte.

Wilson Mendes da Veiga, diretor da WV Construtora.
Wilson Mendes da Veiga, diretor da WV Construtora.

Sustentabilidade

O Centro de Medicina Esportiva da Rede Samaritano foi construído em torno do conceito de hospital sustentável que, quando bem planejado, a obra pode ser benéfica para o meio ambiente, para a saúde dos pacientes e funcionários.

“Para esse êxito é necessária uma equipe especializada de profissionais, como a nossa, que inclui engenheiros, arquitetos e designers com experiência em obras hospitalares”, ressalta Wilson.

 

O diretor ainda completa que a equipe multiprofissional trabalhou em conjunto para garantir o sucesso da entrega do novo centro. “A prática de construção sustentável foi muito importante. Observamos os aspectos ambientais e sociais, assim como a infraestrutura pública existente no local. Todas as partes envolvidas na obra trabalharam juntas para garantir que as necessidades dos pacientes seriam viáveis do ponto de vista financeiro e operacional.”

Com mais de 13 anos de mercado, a WV construtora possui larga experiência no setor da saúde. Além do novo Centro de Medicina Esportiva da Rede Samaritano, também fazem parte do portfólio da construtora atuações em hospitais como o Albert Einstein, Alemão Oswaldo Cruz, dentre outros.

Rede Samaritano

Leia essa e outras reportagens exclusivas na edição 87ª da revista Healthcare Management

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS