Bianca Talita Santos Franco, da Santa Casa Rondonópolis, está entre os 100 Mais Influentes da Saúde 2023

Bianca Talita Santos Franco, diretora executiva da Santa Casa Rondonópolis, tem desempenhado um papel fundamental na transformação da instituição, tornando-a um exemplo de gestão hospitalar eficiente e comprometida com a qualidade.

A instituição, que desempenha um papel vital para 19 municípios da região sul do Mato Grosso, enfrentou desafios financeiros significativos, incluindo uma dívida de mais de 40 milhões de reais, colocando-a em risco iminente de fechar suas portas.

Diante desse cenário crítico, Bianca Talita assumiu o desafio com determinação. Unindo representantes políticos, a sociedade civil organizada e diversos órgãos do setor público e privado, a partir do movimento dela, criou-se o grupo de apoio denominado SOS Santa Casa, iniciando assim um processo abrangente de reestruturação.

Bianca Talita trouxe a experiência do setor industrial com suas formações em engenharia de produção e gestão de processos de qualidade. Sua visão, aliada ao trabalho incansável de sua equipe, estão elevando o nível do atendimento SUS no Brasil.

“Um dos principais fatores de sucesso na gestão hospitalar é ter uma equipe dedicada e engajada, pois são essas pessoas que colocam em prática as estratégias e técnicas. Elas precisam acreditar que seu trabalho é útil e que estão fazendo a diferença não apenas para elas mesmas, mas também para a comunidade”.

Além disso, Bianca frisa que é importante utilizar ferramentas de gestão eficazes, como o uso de indicadores financeiros para reduzir custos, estratégias de compras baseadas em classificação de prioridades e o desenvolvimento de sistemas internos para otimizar processos.

Outros elementos pontuados pela gestora incluem o planejamento estratégico, a administração eficiente e a capacidade de aprendizado contínuo. “É importante que os gestores estejam dispostos a se adaptar e aprender, mesmo que não tenham uma formação específica na área da Saúde”.

Recentemente, a Santa Casa Rondonópolis conquistou o Selo de Qualidade Cofen, concedido pelo Conselho Federal de Enfermagem, tornando-se a primeira Santa Casa do Brasil a receber essa distinção. Além disso, a instituição foi uma das três do Mato Grosso a atingir 100% de conformidade na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conforme atestado pelo “Relatório da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde – 2022”.

“Para isso, a instituição investiu em estratégias inovadoras, adequação de sua infraestrutura, redimensionamento de equipes, melhorando processos, analisando e reduzindo custos, aprimoramento o controle de qualidade para se adequar as rigorosas normas de segurança do paciente, entre outros”.

O foco principal da Santa Casa Rondonópolis, atualmente, é se transformar em referência nacional para a alta complexidade. Além disso, a instituição se prepara para ser um centro de pesquisa no estado de Mato Grosso e na região do Centro-Oeste do Brasil.

“Acreditamos que esses esforços contribuirão significativamente para o avanço da saúde e do conhecimento médico em nossa região. Isso envolve não apenas expandir nossa capacidade de atendimento em termos de procedimentos médicos complexos, mas também desempenhar um papel ativo na reestruturação e fortalecimento de hospitais de menor porte”, complementa.

Saiba mais

100 Mais Influentes da Saúde 2023 – Uma noite de reconhecimento às lideranças do setor. Clique aqui

Confira a lista completa dos ganhadores do 100 Mais Influentes da Saúde 2023 na 91ª edição da Revista Healthcare Management. Clique aqui.

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Grupo Mídia no Youtube. Confira:

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS