Engeform Engenharia aplica sua expertise para construção do Hospital Novo Barra D’Or

Com 42 mil metros quadrados, o Novo Hospital Barra D’Or traz a promessa de elevar os padrões de assistência médica na região

A Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, está prestes a ganhar um novo e inovador empreendimento dedicado aos cuidados de saúde.

Com 42 mil metros quadrados, o Novo Hospital Barra D’Or traz a promessa de elevar os padrões de assistência médica na região.

Para assumir o desafio de entrega do novo empreendimento com engenharia de alto padrão, aplicação de soluções de primeira linha e estratégias visando o cumprimento dos prazos, o hospital tem a Engeform Engenharia como responsável pela construção.

Engenharia, segurança e inovação

Com quase cinco décadas de atuação, a Engeform Engenharia é uma das principais empresas de engenharia hospitalar do país e a responsável pelas obras do novo empreendimento da Rede D’Or no Rio de Janeiro.

Segundo Rodrigo Cigotti, gestor executivo de Negócios da Engeform, para garantir a humanização, qualidade e segurança dos ambientes de saúde do Hospital Novo Barra D’Or, a empresa RAF Arquitetura focou na criação de espaços projetados para atender às necessidades dos pacientes. Isso inclui a possibilidade de expansões, manutenção eficiente, segurança, prevenção de acidentes e continuidade operacional. 

Rodrigo Cigotti, gestor executivo de Negócios da Engeform

“Buscamos soluções criativas e tecnicamente eficientes para maximizar a produtividade dos hospitais que construímos, incluindo modulação estrutural e o planejamento preditivo das instalações prediais. Essas práticas visam manter os custos baixos e elevar a competitividade da Engeform”, explica Cigotti.

Essa estratégia também contribui para a manutenção e segurança hospitalar, garantindo que a assistência aos pacientes seja realizada de maneira adequada e no tempo oportuno.

Outro requisito considerado no projeto foi o design arquitetônico, que assim como a segurança, desempenha papel importante na eficiência do hospital.

No caso do Hospital Novo Barra D’Or, o projeto foi concebido para otimizar o fluxo de pacientes e funcionários.

“A setorização do empreendimento, desenvolvida pela projetista, foi planejada estrategicamente para que o paciente crítico tenha o menor percurso possível entre os setores de maior criticidade. Isso inclui a localização estratégica de áreas como as do atendimento imediato, UTI, Centro Cirúrgico e outros. Para garantir a eficácia desse projeto, o time de engenharia da Engeform estuda as tecnologias disponíveis para otimizar o prazo e garantir sempre a melhor qualidade”, salienta Eduardo Rossetti, diretor de Negócios da Engeform.

Além agregar toda a expertise e lições aprendidas das mais de 40 obras para o setor da saúde, que somam mais de 6 mil leitos e cerca de um milhão de m² construídos pela Engeform, Rossetti explica que empresa também incluiu a sustentabilidade como requisito na estruturação do projeto do novo hospital.

Eduardo Rossetti, diretor de Negócios da Engeform

“Nossa atuação na construção buscou priorizar materiais e produtos que reduzissem a produção de resíduos, como a aplicação de cola polimérica para assentamento de alvenaria e execução offsite de banheiros prontos.”

Nesse contexto, vale destacar também que o empreendimento está localizado em uma área previamente desenvolvida, com opções de transporte multimodal, reduzindo as emissões de gases do efeito estufa e a poluição atmosférica quando se pensa na logística dos pacientes que acessarão o empreendimento.

Com relação à ambientação do novo hospital, estão sendo adotadas diversas estratégias para se criar um ambiente acolhedor.

“A predominância da luz natural, terraços com jardins terapêuticos e a escolha adequada de cores e materiais de acabamento são estratégias importantes para ajudar a criar uma atmosfera acolhedora e de cura no hospital”, ressalta Cigotti.

Por fim, Eduardo Rossetti enfatiza que a Engeform Engenharia está acompanhando a evolução da construção hospitalar adotando inovações desde o planejamento até a execução.

“Nossa busca por atuar sempre na fronteira do conhecimento e aplicar a nossa arte de engenheirar em todos os segmentos em que atuamos (saúde, saneamento, energia, edificações e infraestrutura) reforça o nosso propósito de fazer a diferença na vida das pessoas e seguir contribuindo com um Brasil cada vez melhor.”

Essa e outras matérias exclusivas estão na matéria Healthcare Management 91.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS