A transformação digital e a migração para o armazenamento em nuvem representam um avanço incontestável para as instituições de Saúde.
Como fator primordial para maior eficiência, segurança e inovação, esse movimento reflete uma evolução tecnológica, além de uma necessidade urgente de adaptação diante dos desafios enfrentados pelo setor.
Essa transformação, que permite otimizar processos internos, gerar maior eficiência operacional e fortalecer a proteção de dados, abre portas para a adoção de tecnologias que impulsionam a inovação no setor e permitem o desenvolvimento de serviços de saúde mais eficazes e personalizados.
Quando se fala em armazenamento de dados em nuvem na Saúde, uma das vantagens é aprimorar a gestão de forma geral, que possibilita agilidade aos atendimentos, guarda segura de registros de ações pelos usuários dos sistemas em nuvem e facilita a comunicação entre profissionais da área e a administração.
A capacidade de compartilhar informações de forma rápida e segura entre a equipe promove uma abordagem mais integrada e eficiente na prestação de serviços de saúde.
Além disso, a nuvem possibilita a implementação de sistemas de análise de dados avançados de forma escalável e com alta performance, o que contribui para a tomada de decisões mais consistentes.
Isso não apenas melhora a qualidade do atendimento, como, por exemplo, prover uma análise de benchmarking entre profissionais com melhor desempenho, como também auxilia para a pesquisa médica e o aprimoramento contínuo dos protocolos clínicos.
No entanto, o Diretor Comercial da Noxtec, Thiago Uchôa, evidencia que um dos principais obstáculos é uma certa resistência à inovação tecnológica dentro das instituições de Saúde.
“Por se tratar de um setor em que os dados são informações particularmente sensíveis, ainda existe uma crença de que não há segurança em um ambiente externo à instituição. Mas, na verdade, os dados se tornam dez vezes mais protegidos devido à infraestrutura com tecnologias capazes de garantir a segurança dessas informações”, destaca.
Outro grande desafio comum é a falta de mão-de-obra qualificada para suprir as necessidades de suporte e administração da infraestrutura de hospedagem dos diversos sistemas. Prover um serviço especializado de sustentação e gerenciamento deste ambiente é imprescindível para garantir uma operação de alta criticidade, exigida pela área de Saúde – se o Hospital, por exemplo, tem regime 24×7, não pode haver falhas na disponibilidade de acesso aos sistemas.
Desafios e foco na Segurança
Reconhecendo a sensibilidade dos dados de saúde, a empresa se destaca por ir além das normativas governamentais, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que visa proteger as informações pessoais do paciente contra perda e vazamento.
“Para garantir um alto nível de segurança no armazenamento em nuvem das instituições, a Noxtec adota uma abordagem abrangente. Isso inclui um planejamento estruturado em conformidade com a Lei de Acesso à Informação e a LGPD. Além disso, a empresa conta com DPOs (Data Protection Officers) especializados na área de saúde, responsáveis pelo tratamento das informações a nível institucional”, ressalta.
Para reforçar ainda mais a segurança, a Noxtec implementa duas camadas adicionais de proteção: uma nativa do sistema de nuvem e outra por meio de um firewall. Essas camadas restringem o acesso aos dados, prevenindo comunicações indevidas, vírus, softwares maliciosos e outras ameaças.
“O resultado é que as informações não são simplesmente armazenadas, mas protegidas. Dessa forma, a Noxtec coloca a segurança dos dados como premissa fundamental no provimento de suas soluções de saúde, oferecendo tranquilidade às instituições e aos pacientes”, completa.
Dessa forma, a Noxtec entende as particularidades do setor e oferece soluções em nuvem (Cloud Solutions) adaptadas às necessidades críticas da área da Saúde.
Thiago Uchôa destaca que a empresa atingiu esse diferencial graças a uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, profissionais de gestão hospitalar e de TI. “Essa combinação de expertises nos permite oferecer soluções que vão além da tecnologia, pois entendemos o negócio e as necessidades específicas do setor”, explica.
Crescimento e Expansão
Uchôa detalha que a Noxtec planeja um crescimento constante nos próximos meses após um período de reestruturação e refinamento de processos internos e governança.
“A estratégia tem dado certo, refletida por um crescimento de 30% no faturamento no primeiro semestre. Temos trabalhado na expansão da vertical de Cloud com destaque para a aquisição da Ready TI, uma empresa no Piauí referência em segurança e infraestrutura em nuvem com experiência consolidada com mais de 10 anos de mercado. Nossa atuação multidisciplinar, parcerias com clientes renomados e compromisso com a proteção das informações de saúde tornam a Noxtec uma escolha confiável para instituições de saúde que buscam eficiência e segurança na era digital. A Noxtec não apenas armazena dados, mas também protege vidas”, finaliza.