A ascensão do uso da Inteligência Artificial sob o olhar de Murilo Fernandes, CEO da Salux

A inteligência artificial tem sido pauta e conquistado destaque em eventos e nas rodas de discussões em todo mundo. E na saúde ela segue nos holofotes. Isso porque o uso de IA aplicada às ferramentas, à gestão, à prática assistencial e ao cidadão tem crescido aceleradamente, e já é realidade em várias frentes.

A pesquisa recente realizada pela Bain revela dados impressionantes sobre a adoção da inteligência artificial (IA) nas empresas. Com cerca de 85% das organizações considerando a incorporação dessa tecnologia em seus processos nos próximos anos, é evidente que a IA está rapidamente se tornando uma prioridade estratégica para o mundo dos negócios.

O levantamento, que envolveu mais de 600 empresas, destacou não apenas o interesse crescente na IA, mas também os benefícios tangíveis que ela oferece. Uma descoberta significativa foi a relação entre a adoção da IA e o aumento da produtividade dos colaboradores. Aqueles que têm acesso a ferramentas de IA podem experimentar um aumento impressionante de 50% em sua eficiência, destacando o potencial transformador que essa tecnologia possui no ambiente de trabalho.

A adoção da inteligência artificial está ganhando impulso em várias indústrias, com cerca de 35% das empresas já integrando essa tecnologia em seus negócios até 2023. Entre os setores líderes nessa adoção estão os serviços financeiros, saúde, varejo e manufatura. Essas áreas estão aproveitando plataformas e ferramentas de IA para automatizar processos, aprimorar fluxos de trabalho e até mesmo criar novos serviços e produtos inovadores. Desde a análise de dados para identificar padrões no setor financeiro até o uso de IA para diagnósticos médicos mais precisos, a IA está se tornando uma parte indispensável do arsenal tecnológico das empresas que buscam se manter competitivas e inovadoras em um mercado em constante evolução.

De acordo com Murilo Fernandes, CEO da Salux Technology, empresa especializada em gestão hospitalar que faz parte do Grupo Bringel, existe uma necessidade clara e evidente de melhorar o acesso ao atendimento médico, os resultados clínicos e a eficiência geral do setor com mais produtividade e assertividade por meio da tecnologia. E é exatamente aí que a inteligência artificial emerge como grande protagonista, estando mais presente, inclusive com algumas usabilidades práticas.

“Quando o assunto é incorporar esses aprendizados no Brasil, já existem avanços sendo notados no mercado como uma oportunidade de dar acesso às melhores práticas assistenciais aos usuários, ao mesmo tempo que traz ganho de produtividade no atendimento, visto que a IA preocupa-se em organizar as informações, enquanto o médico dedica-se ao cuidado”.

No entanto, para que as soluções em inteligência artificial verdadeiramente façam diferença e abordem os inúmeros desafios enfrentados no setor de Saúde, é imperativo que elas transcendam o status de meras tendências e se tornem acessíveis e viáveis para instituições de porte pequeno e médio, sejam elas públicas, privadas ou filantrópicas. Para o CEO da Salux Technology, é crucial que essas soluções saiam do âmbito do discurso teórico e sejam implementadas de maneira prática e inclusiva, impactando de forma positiva todo o sistema de saúde, proporcionando soluções acessíveis e adaptáveis às demandas específicas de cada entidade e comunidade.

“Acreditamos que as instituições de saúde necessitam de recursos que efetivamente melhorem a segurança, impulsionem a produtividade e assegurem a viabilidade financeira. Todos os nossos esforços de pesquisa e desenvolvimento estão concentrados em inovar de maneira a impactar positivamente tanto a gestão cotidiana quanto o trabalho dos médicos. Reconhecemos os desafios consideráveis e as limitações de recursos existentes, tornando imperativa a realização da transformação digital. Isso só é viável por meio da implementação de tecnologias aplicáveis que ofereçam retornos tangíveis.”, complementa.

Para atender às demandas desse contexto dinâmico, a Salux Technology expandiu seu portfólio com uma solução inovadora de prescrição de medicamentos, que incorpora inteligência artificial para oferecer suporte à decisão clínica em um dos momentos mais cruciais do atendimento médico: a prescrição. Esta solução se destaca por sua ampla gama de funcionalidades e diferenciais, contando com um vasto repositório de milhões de bulas de medicamentos para alertar sobre possíveis eventos adversos, evitando assim a administração incorreta de medicamentos aos pacientes. Além disso, ela integra-se não apenas com o sistema de gestão hospitalar e o prontuário eletrônico da Salux, mas também com outras ferramentas e plataformas do mercado, incluindo sistemas de prescrição e dispensação de medicamentos, proporcionando uma experiência abrangente e conectada para os profissionais de saúde.

“Um recurso pioneiro que estamos introduzindo no mercado brasileiro, com originalidade e comprovada aplicabilidade, é o reconhecimento de voz, integrado à inteligência artificial. Esse avanço resolve uma preocupação fundamental dos profissionais de saúde, que é o preenchimento das evoluções dos pacientes. Através dessa funcionalidade, acessível no prontuário eletrônico via celular, os médicos podem agora documentar o progresso do paciente de forma rápida e precisa, simplesmente usando sua voz. Isso resulta em uma sumarização clara e detalhada das queixas e do estado clínico do paciente, promovendo uma compreensão efetiva e facilitando o processo de tomada de decisão clínica”, complementa Fernandes.

Entretanto, para que essa visão se concretize e as instituições colham benefícios substanciais e alcancem seu pleno potencial, Fernandes ressalta a importância de uma adoção consistente da tecnologia e da implementação de processos sólidos. “Há tecnologia disponível para garantir a informatização, e o Brasil está próximo desse objetivo. Contudo, extrair o máximo das soluções administrativas e assistenciais requer tempo e dedicação à adaptação. Utilizar a tecnologia como uma ferramenta para otimização de fluxos e processos é sinal de maturidade. A integração da IA representa mais um avanço nessa jornada, e é nisso que nós, como fornecedores de tecnologia e impulsionadores da inovação, estamos concentrando nossos esforços”, conclui.

Leia essa e outras matérias na edição 93 da revista Healthcare ManagementClique aqui.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS