Técnica beneficia pacientes com problemas de coluna que antes poderiam demandar cirurgias mais invasivas
O Hospital São Vicente de Paulo, em parceria com a Clínica IOT, afirma sua posição de destaque no cenário ortopédico ao realizar mais de 330 cirurgias videoendoscópicas de coluna, um procedimento que tem revolucionado a maneira como são tratadas as condições da coluna vertebral. Essas cirurgias, executadas de forma minimamente invasiva, representam um marco significativo na medicina de alta complexidade.
Conforme explica o médico ortopedista e integrante do Serviço de Coluna São Vicente de Paulo/IOT, Álvaro Diego Heredia Suarez, a técnica é um avanço que permite a intervenção cirúrgica com incisões menores do que as técnicas convencionais. “Esse procedimento é benéfico para pacientes com problemas na coluna que antes poderiam demandar cirurgias mais invasivas e com maior tempo de internação”, detalha o especialista.
A cirurgia videoendoscópica de coluna é indicada para todo procedimento descompressivo do canal medular, principalmente hérnia de disco. Geralmente o paciente recebe alta em menos de 24 horas após a operação. “Menor tempo de recuperação, menor risco de infecções, menor dor pós-operatória e retorno mais rápido às atividades normais são alguns dos benefícios deste procedimento”, comenta Álvaro.
O Serviço de Coluna São Vicente de Paulo/IOT atende desde casos mais simples como também os mais complexos, como problemas de escoliose, traumas e fraturas. Além de Álvaro, a equipe é formada pelos médicos Fernando Lauda, André Hubner, Jean Dambrós, Fernando Guedes Lauda e Igor Cechin. “O sucesso das cirurgias videoendoscópicas de coluna são possíveis graças a nossa equipe que é altamente qualificada e ao investimento em tecnologias de ponta que o São Vicente de Paulo implanta”, finaliza Álvaro.