Setor é destinado aos pacientes diagnosticados e com suspeitas da doença
Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que Natal terá mais de 11 mil casos de tumores malignos diagnosticados até o fim do ano. Diante da previsão, a partir de 19 de agosto, a cidade passa a contar com uma nova unidade de tratamento oncológico no
hospital Promater. A unidade já é referência em cardiologia, ortopedia e neurologia, agora, vai destinar um espaço exclusivo à especialidade.
Distribuído em uma área de 200 m², o novo setor da instituição contará com dez leitos dedicados para a abordagem integral – do diagnóstico ao tratamento -, de casos já confirmados. “O Hospital Promater estará estruturado de forma a acolher pacientes com tumores sólidos e hematológicos, a exemplo das leucemias e linfomas. Além disso uma equipe multidisciplinar foi estrategicamente composta para o devido suporte nas diversas outras vertentes que o tratamento oncológico exige, como psicólogos, dentistas, nutricionistas e profissionais especializados em quimioterapia”, explica o diretor executivo do Hospital Promater, José Matos Mendonça.
Outro destaque é o suporte na infusão de medicamentos quimioterápicos com um espaço exclusivo e dedicado para acomodar os pacientes, com o devido monitoramento durante todo o esquema planejado. “Também haverá uma emergência exclusiva para receber os pacientes com intercorrências pontuais, durante o planejamento do tratamento que, por vezes, pode apresentar a necessidade do pronto-socorro”, observa Mendonça.
Para casos cirúrgicos, a unidade montou uma sala equipada com todo o aparato tecnológico voltado ao paciente oncológico, seja em procedimentos eletivos – agendados previamente – ou aqueles que tenham que ser realizados em casos emergenciais. O executivo explica, ainda, que a chegada do serviço é um reforço no atendimento da oncologia para a região de Natal, que é carente na oferta de serviços especializados, principalmente na região central da cidade de Natal.
Outro aspecto importante é que a área conta com atendimento para cuidar dos trâmites burocráticos, a exemplo de autorizações pelos convênios e novos agendamentos. “A equipe foi pensada para agilizar todos os processos e oferecer maior conforto para que os pacientes só precisem vir até o setor e receber seu medicamento com tranquilidade”, finaliza. O serviço fica aberto das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira. Para iniciar o acompanhamento é necessário que um médico referencie os pacientes por meio de relatório com a história clínica.