Superação e inovação: Conheça a líder que modernizou e reposicionou complexo de saúde mineiro para a alta complexidade

Sob a direção de Elis Regina Guimarães, o Complexo de Saúde São João de Deus superou crises, modernizou suas instalações e se consolidou na Saúde mineira

Desde que assumiu a Superintendência do então Hospital São João de Deus, em 2016, Elis Regina Guimarães tem liderado uma transformação profunda na instituição, que enfrentava uma grande crise financeira e assistencial.

Com posicionamento estratégico de Alta Complexidade e incorporação de especialidades com vazios assistenciais, resolutividade assistencial, Leaning Organizations, modernização dos processos, sustentabilidade econômico-financeira e excelência no atendimento, ela superou os desafios e vem posicionando o Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD) em destaque frente à visão estratégica.

Graduada em Administração de Empresas, com formação em gestão de saúde, Guimarães construiu uma carreira pautada pela busca da qualidade, planejamento e decisões baseadas em estudos sólidos e formação da equipe. Sua trajetória inclui especializações em instituições renomadas e diversos prêmios, como o título de Empresária do Ano pela Latin American Quality Institute, em 2023 (no Peru) e 2024. Ela ainda recebeu várias honrarias municipais como a Cidadã Honorária de Divinópolis, destacando seu impacto na comunidade.

O CSSJD alcançou conquistas importantes sob sua liderança. A inauguração da Sala Vermelha em 2017, referência em atendimento de urgência, e a modernização da UTI Neopediátrica em 2018, são exemplos. Em 2022, a criação do Núcleo Interno de Regulação otimizou o uso de leitos, e o REFACES trouxe assistência especializada para pacientes com deformidades craniofaciais. Em 2023, o hospital expandiu sua UTI Adulto e integrou serviços de Hemodinâmica, ampliando sua alta complexidade.

“Para 2024, teremos a reforma dos setores de internação SUS, abertura de 20 novos leitos para AVC e a renovação dos quartos de pré e pós-parto. Projetos de modernização, como a criação de suítes com vista panorâmica e a reestruturação do ambulatório, também estão em andamento”, conta a CEO que planeja concluir 19 grandes obras até 2026, para elevar a qualidade e segurança do atendimento.

Guimarães destaca que sua liderança é marcada pela valorização de uma cultura de responsabilidade, inovação, resolutividade assistencial, transparência e educação permanente, onde as equipes assumem a postura de “donos”, garantindo a convergência das pessoas com os valores do CSSJD. “A comunicação clara, o compliance, LGPD e a ética são pilares da minha gestão, visando sempre fazer o certo, garantir a integridade e promover um ambiente de crescimento pessoal e profissional”, completa.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS