Paulo Henrique Fraccaro, CEO da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO), é eleito 100 Mais Influentes da Saúde 2024
Quando a paixão por conectar necessidades e soluções se transforma em uma carreira de mais de 40 anos, é impossível não destacar a trajetória de quem, com visão estratégica e uma rede sólida de relacionamentos, ajudou a moldar o setor de saúde no Brasil.
Paulo Fraccaro, CEO da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO), construiu sua jornada com base em uma fórmula simples, mas poderosa: combinar expertise técnica com a habilidade de gerar parcerias e construir pontes entre os diversos atores do setor.
Formado em Engenharia Mecânica, com MBA pela Insead, na França, Paulo vivenciou uma carreira multifacetada, marcada por desafios e pela criação de uma empresa que hoje integra um dos principais players do segmento de hemoterapia.
Em sua carreira, Paulo destaca a importância dos relacionamentos como alicerces de seu sucesso: “Graças aos relacionamentos, pude planejar e alcançar muitos objetivos. O mais importante para o desenvolvimento profissional é construir uma rede sólida de conexões”, afirma. Ele acredita que, sem essas relações, muitos dos marcos que alcançou não seriam possíveis.
À frente da ABIMO, Paulo enxerga a associação como um elo estratégico entre o setor produtivo e o governo. “O papel da ABIMO é conectar as necessidades do setor produtivo com o governo, garantindo que os interesses de várias empresas sejam atendidos. O governo precisa pensar nas demandas coletivas e não apenas nas de algumas empresas, o que facilita a construção de um sistema de saúde melhor para todos.”
Ele acredita que, para a saúde avançar, o setor precisa ser mais integrado. O maior objetivo é transformar a fragmentação em um único sistema de saúde, onde todos possam ser atendidos de forma igualitária e eficiente. Essa visão de um sistema mais coeso é a base de suas ações na ABIMO, onde busca promover um modelo que beneficie tanto as empresas quanto a população.
A saúde digital e as novas tecnologias, como a inteligência artificial (IA), também são temas que Paulo acompanha de perto. Embora reconheça o potencial transformador dessas ferramentas, ele alerta para os desafios envolvidos. Para o gestor, a saúde digital veio para ficar, mas ainda há muito a aprender. Sua preocupação é que a IA possa propagar fake news ou análises equivocadas. De acordo com ele, a cadeia de informações está sendo formada e, se mal estruturada, pode trazer riscos à saúde a curto prazo.
Paulo é motivado pelo desejo de continuar contribuindo de forma significativa. “O que me motiva é saber que ainda estou fazendo a diferença. Minha vida não é só formada por finais de semana, mas também por segundas-feiras, quando tenho a oportunidade de aprender e contribuir ainda mais”. Essa energia para seguir enfrentando desafios reflete sua paixão pelo que faz, mesmo após tantos anos de carreira.
Os valores que guiam Fraccaro são a honestidade, a idoneidade e a capacidade de usar relacionamentos em benefício de projetos que gerem resultados concretos. “Esses princípios são essenciais para o sucesso. São eles que guiam minhas decisões e orientam a liderança da ABIMO”, destaca.
Paulo Fraccaro é ganhador do prêmio 100 Mais Influentes da Saúde na categoria Referência e, para ele, a construção de uma trajetória de referência no setor é resultado de um trabalho ético e contínuo. “Essa referência vem de um trabalho de longo prazo, pautado pela honestidade e um planejamento sério. A capacidade de criar relacionamentos foi a principal ferramenta para que eu chegasse até onde estou”, conclui.
Paulo continua trabalhando para fortalecer a ABIMO e o setor da saúde como um todo, sempre com a missão de construir um futuro melhor, mais conectado e com mais qualidade para todos.
Confira a lista completa dos 100 Mais Influentes da Saúde de 2024 na 96ª edição da revista Healthcare Management.
Leia mais:
Healthcare reconhece os 100 Mais Influentes da Saúde de 2024