Com o desafio de oferecer inovação e reposicionar a saúde em Campina Grande (PB), Carolina Gadelha, arquiteta e Diretora de Inovação do Grupo Unifacisa, liderou o projeto do Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa (HELP), focando em design, tecnologia, sustentabilidade e humanização.
“Esses pilares foram integrados para construir um edifício que pudesse restaurar, acolher e confortar, refletindo os conceitos de saúde e bem-estar do HELP”, explica Carolina. Ao lado dos arquitetos Eric Roberto e Andreia Cardoso de Oliveira, o projeto abrangeu uma área de mais de 30.000 m², com mais de 400 leitos e infraestrutura para partos humanizados e neurocirurgias.
O design complexo do HELP acomoda tanto o público filantrópico quanto o particular, conectando áreas de acesso livre ao núcleo de serviços compartilhados, como o centro cirúrgico e UTI, assegurando comodidade para ambos os públicos. Como centro de ensino e pesquisa, os espaços foram planejados para garantir a presença de estudantes e pesquisadores, sem comprometer o conforto de pacientes e profissionais.
Em termos de tecnologia, o HELP é equipado com aparelhos de alta precisão, muitos inéditos no Brasil, que demandaram compatibilização detalhada do projeto arquitetônico. Segundo o arquiteto Eric Roberto, o uso de BIM (Building Information Modeling) garantiu dados detalhados da infraestrutura, otimizando a gestão e manutenção dos recursos. O HELP também adota sistemas de automação predial que monitoram desde o aproveitamento de água pluvial até o sistema de climatização inteligente, integrando eficiência energética e sustentabilidade.
O pilar de humanização incluiu elementos de Biofilia e Neuroarquitetura, com jardins internos, iluminação natural e ambientes que favorecem o bem-estar, como enfermarias com leitos individualizados e controle de iluminação e climatização independentes. “A intenção foi criar um ambiente que favoreça a recuperação, onde a arquitetura colabora ativamente para o bem-estar dos pacientes e seus acompanhantes”, finaliza Carolina.
Leia esta e outras matérias na revista Healthcare Management edição 96.