Com 20,5 milhões de beneficiários de planos de saúde e odontológicos, a Unimed se destaca como um dos principais protagonistas da inovação no setor de saúde. Médico cooperado da Unimed há mais de quatro décadas, Omar Abujamra Junior está à frente da Unimed do Brasil – representante institucional do Sistema Unimed – desde 2021, quando iniciou a implementação do Plano Diretor de Tecnologia e Inovação (PDTI). O objetivo era traçar as etapas para convergir as tecnologias utilizadas pelas cooperativas e empresas Unimed, otimizar processos e revolucionar a experiência do cliente.
“Com o PDTI, o Sistema Unimed deu um grande passo rumo à modernização da saúde. Ao agregar as soluções tecnológicas, nosso plano viabiliza o aumento da eficiência operacional e uma significativa redução de custos para que possamos investir mais recursos na ampliação da assistência à saúde de nossos clientes. Nosso compromisso com a inovação não é apenas tecnológico, mas também uma estratégia para gerar valor à saúde suplementar e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, explica Abujamra Junior.
Sinergia
O Programa Sinergia é uma das iniciativas mais ambiciosas do PDTI, que já alcançou resultados expressivos, principalmente por meio das negociações em escala nacional com fornecedores de tecnologia que, até agosto de 2024, proporcionaram economia de mais de R$ 80 milhões para 120 cooperativas. Outro desdobramento do Sinergia é o lançamento de três healthtechs com soluções tecnológicas para o Sistema Unimed, ampliando a integração.
A NEXDOM é especializada em sistemas de gestão para operadoras de planos de saúde e já presta serviços a 140 cooperativas, que atendem a 6,5 milhões de beneficiários. A Yuni Digital, por sua vez, unifica aplicativos e portais do Sistema Unimed, oferecendo soluções de fácil acesso que já beneficiam 90% dos clientes e médicos cooperados. A Interall, com foco na interoperabilidade de dados, atualmente conecta mais de 40 operadoras Unimed e gerencia 40 milhões de registros clínicos de pacientes, promovendo um fluxo seguro e eficiente de informações.
Ao conectar sistemas e informações de suas cooperativas de forma segura e eficiente, a Unimed dá um importante passo para superar um dos maiores desafios do sistema de saúde brasileiro: a carência de integração de dados. Atendendo a 10% da população nacional e com presença em 9 de cada 10 municípios brasileiros, a Unimed efetiva a maior experiência em interoperabilidade de dados do país, para otimizar diagnósticos e oferecer um atendimento mais ágil, seguro e personalizado, bem como eliminar repetições de exames e procedimentos, melhorando a eficiência da assistência à saúde e a experiência do cliente.
“Reforçamos nosso compromisso com a inovação, para que nossas cooperativas possam transformar suas operações, por meio do acesso a ferramentas de ponta que otimizam a gestão, aprimorando a experiência dos nossos médicos cooperados e clientes”, destaca o presidente da Unimed do Brasil.
Conexão com startups
A inovação aberta tem sido uma das principais estratégias para a transformação tecnológica do Sistema Unimed. O Lab – Hub Unimed impulsiona a conexão das cooperativas e empresas da marca com startups, investidores, aceleradoras e outros agentes que fomentam a inovação. Atualmente, cerca de 300 cooperativas desenvolvem negócios com 129 startups, com um volume de investimentos estimado em mais de R$ 100 milhões até o fim de 2024.
O Lab – Hub Unimed também coordena iniciativas importantes de fomento à cultura da inovação, como o programa Acelera Unimed, que estimulou a criatividade e o desenvolvimento de soluções inovadoras entre os profissionais do Sistema Unimed, por meio de mentorias e acesso a ferramentas. Outra iniciativa pioneira é o Programa Unimed de Inteligência Artificial, criado para acelerar a aplicação da IA em todo o Sistema Unimed, pela capacitação oferecida aos médicos cooperados e colaboradores, pelo estabelecimento de diretrizes de governança para o uso de IA e por projetos para que os profissionais possam aplicar os conhecimentos adquiridos, desenvolvendo ideias e soluções.
Veja a matéria na íntegra na 96ª edição da Revista Healthcare Management.