Plataforma Healthcare Management. Ideias, Tendências, Líderes e Práticas - Healthcare Management

Gustavo Mendes é o novo Diretor de Regulatórios LATAM da Lilly

Movimento reforça a estratégia de liderança e excelência regulatória da farmacêutica na América Latina

A Eli Lilly do Brasil anuncia a chegada de Gustavo Mendes como novo Diretor Sênior de Assuntos Regulatórios LATAM.

O executivo irá se reportar a Salvador Perez, VP de Global Regulatory Affairs (GRA) Américas, e fará parte da equipe de liderança regional da área regulatória, além de integrar o Brazil Management Committee (BMC).

Gustavo Mendes Lima Santos possui uma trajetória notável no setor de saúde pública e regulatória.

Com mais de 20 anos de experiência, iniciou sua carreira como farmacêutico e desempenhou funções de liderança em diversas instituições.

Destaca-se sua atuação como Gerente-Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Mais recentemente, Gustavo Mendes ocupou a posição de Diretor de Assuntos Regulatórios, Qualidade e Estudos Clínicos na Fundação Butantan, onde foi peça-chave na aprovação da vacina contra a chikungunya e no desenvolvimento do processo da vacina contra a dengue (Butantan-DV), que promete oferecer proteção com apenas uma dose.

“Venho de uma trajetória muito intensa em instituições que têm por objetivo trazer soluções para questões da saúde da população e trago comigo uma série de valores como compromisso, excelência técnica, ética, colaboração. O que me move a vir para Lilly é a possibilidade de contribuir com uma organização que compartilha desses princípios, que tem o olhar voltado para a inovação, o impacto real na saúde das pessoas e a construção coletiva de soluções para esses desafios complexos que a gente tem na saúde”, afirma Gustavo.

A área de Assuntos Regulatórios é muito importante para a Lilly, especialmente em um momento com vários lançamentos recentes e um importante pipeline.

Nos últimos 10 anos, foram mais de 10 produtos lançados e 30 indicações terapêuticas aprovadas no Brasil. A expectativa é ter pelo menos mais 10 lançamentos nos próximos anos.

“Eu passo a integrar o time da Lilly logo depois do anúncio da chegada de Mounjaro ao país e da aprovação regulatória da Anvisa para o Kisunla, medicamento inovador para doença de Alzheimer nos estágios iniciais. É um momento especial que me enche de entusiasmo e representa uma grande responsabilidade”, completa Gustavo Mendes.

Formado em Farmácia pela Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, Gustavo Mendes também é especialista em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mestre em Toxicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e está finalizando seu doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Veja mais posts relacionados

Healthcare Management – Edição 98

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS