Com o objetivo de promover discussões relevantes e atuais sobre os rumos da saúde no Brasil, o Grupo Mídia realizou mais uma live especial com um tema essencial para o presente — e o futuro — do cuidado oncológico: como transformar dados em valor assistencial.
Na condução do bate-papo, a diretora editorial do Grupo Mídia, Máisa Valochi, recebeu Denise Semeão Viana, coordenadora nacional de Qualidade Corporativa da Oncoclínicas&Co.
À frente de uma iniciativa pioneira no país, Denise lidera a construção do primeiro painel epidemiológico nacional da rede, um projeto que vem impactando diretamente a prática clínica e a jornada do paciente oncológico.
Durante a conversa, Denise explicou como a necessidade de organizar informações em uma rede com presença nacional levou à criação dessa base de dados robusta — hoje, essencial para a tomada de decisão em todos os níveis da assistência.
“Estamos falando de um instrumento vivo, que nos ajuda a enxergar com mais clareza a realidade dos pacientes oncológicos que atendemos e, assim, aprimorar o cuidado com base em evidências reais”, destacou.
Além dos benefícios práticos, a coordenadora também compartilhou os principais desafios enfrentados durante a implementação da iniciativa, desde a padronização de dados até a análise de informações oriundas de diferentes contextos regionais.
“Foi um processo desafiador, mas rico em aprendizados. Tivemos descobertas surpreendentes que mudaram nossa forma de enxergar alguns padrões assistenciais”, contou.
Outro aspecto de destaque foi a forma de implementação do projeto: desenvolvido com ferramentas internas e sem investimentos financeiros adicionais.
Denise ressaltou que esse modelo colaborativo demonstrou o potencial de inovar com inteligência, sem grandes recursos, mas com muita estratégia e engajamento das equipes.
A live completa está disponível no canal do Grupo Mídia no YouTube.