Plataforma Healthcare Management. Ideias, Tendências, Líderes e Práticas - Healthcare Management

MV é a 5ª maior desenvolvedora de PEP do mundo

O Brasil acaba de alcançar um reconhecimento importante no cenário global da saúde digital.

A MV, líder em desenvolvimento de softwares para a saúde na América Latina, foi eleita a 5ª maior desenvolvedora de prontuários eletrônicos do paciente no mundo.

Essa conquista reflete o avanço da companhia e da Saúde brasileira na modernização dos sistemas, promovendo benefícios diretos aos pacientes e à qualidade do atendimento hospitalar.

Liderando o desenvolvimento de tecnologias para a saúde no Brasil, a MV foi reconhecida por oferecer o melhor Prontuário Eletrônico da América Latina.

Segundo a avaliação da KLAS, organização global que mede a performance de tecnologias na área da saúde, a MV possui um dos cinco melhores sistemas de prontuário eletrônico do mundo.

Essa distinção demonstra o caminho para a transformação digital da saúde, colocando o país na vanguarda da inovação tecnológica.

O prontuário eletrônico (PEP) é uma ferramenta fundamental para a saúde.

Trata-se de uma versão digital do histórico médico do paciente, que reúne informações como exames, diagnósticos, tratamentos e medicamentos de forma segura, organizada e acessível.

Essa tecnologia permite que diferentes profissionais de saúde tenham acesso às informações necessárias de maneira rápida e eficiente, facilitando diagnósticos mais precisos, reduzindo erros e otimizando o tempo de atendimento.

“A digitalização do prontuário traz impactos positivos para toda a sociedade. Com o uso do PEP, hospitais e clínicas conseguem diminuir filas, evitar a repetição de exames e oferecer um cuidado mais ágil e de maior qualidade. Assim, o sistema de saúde se torna mais eficiente, acessível e preparado para atender às necessidades de uma população cada vez mais conectada e exigente. E com essa responsabilidade, ficamos muito felizes em figurar entre as principais empresas do mundo nesse contexto”, afirma Paulo Magnus, CEO da MV.

Tecnologia para gestão: premiações que refletem impacto real

O impacto da MV no ecossistema da saúde também se reflete no reconhecimento de seus clientes.

Na mais recente edição do Prêmio Excelência da Saúde, três instituições parceiras da companhia foram vencedoras da categoria “Tecnologia para Gestão”: o Hospital Geral do Grajaú, em São Paulo; a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás; e a Unimed Sorocaba.

A conquista evidencia como a inovação tecnológica, quando aplicada de forma estratégica, gera resultados concretos em diferentes modelos de gestão — do setor público à saúde suplementar.

No caso do Hospital Geral do Grajaú, administrado pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL), a instituição se tornou o primeiro hospital público estadual da América Latina a conquistar o status de Hospital Digital nível 7 da HIMSS.

A jornada foi possível com o apoio da MV, que viabilizou a transformação digital de processos-chave da assistência.

Com o Prontuário Eletrônico do Paciente, o hospital alcançou integração entre setores, reduziu riscos clínicos e promoveu maior eficiência operacional.

“Ao longo do processo para conquista da certificação, tivemos exemplos notáveis que incluem a detecção precoce de um quadro de septicemia e a sinalização automática de interações medicamentosas no momento da prescrição. Esses avanços demonstram o impacto positivo da digitalização ao substituir práticas baseadas em critérios individuais por um modelo institucionalizado e padronizado, elevando a qualidade do atendimento prestado”, afirma Andrea Matsushita, Superintendente Médica Superintendente Médica no Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês.

Esse avanço posiciona o Grajaú como referência em modernização do sistema público, mostrando que a tecnologia pode, sim, ser alavanca para ampliar qualidade, segurança e transparência na saúde oferecida à população.

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás também se destacou ao apostar na digitalização em larga escala.

Com o suporte da MV, o Estado vem centralizando informações, estruturando uma gestão integrada e eficiente, capaz de oferecer respostas rápidas às demandas assistenciais e administrativas.

A iniciativa traduz um modelo de gestão pública mais moderno, sustentável e orientado por dados, ampliando a capacidade de planejar políticas de saúde de forma mais assertiva e transparente.

Na saúde suplementar, a Unimed Sorocaba é outro exemplo de como a tecnologia da MV vem transformando a experiência de cuidado.

A parceria de mais de 15 anos já resultou em uma jornada digital robusta, que conecta hospital, centros clínicos, unidades de imagem e consultórios médicos em um mesmo ecossistema.

Hoje, mais de 930 médicos utilizam o Clinic — solução do portfólio Global Health, da MV — que possibilita integração em tempo real e garante decisões clínicas mais seguras e ágeis.

Para os pacientes, os ganhos são visíveis: exames, prescrições e todo o relacionamento com a operadora são acessados por aplicativo, com funcionalidades como check-in via QR Code, redução de 95% no uso de papel para impressão de exames e agilidade no atendimento.

Além de eficiência e qualidade assistencial, a Unimed Sorocaba avança em sustentabilidade e constrói, junto com a MV, soluções que moldam o futuro do setor.

“Essa parceria com MV permite uma integração de sistemas que realmente faz uma jornada digital e isso faz a gente ter uma assistência de qualidade com sustentabilidade. Nós conseguimos tomar uma decisão de maneira mais tranquila e o paciente se sente mais seguro tendo acesso a tudo que precisa, quando precisa”, afirma Dr. Gustavo Ribeiro Neves, presidente da Unimed Sorocaba.

Leia essa e outras matérias exclusivas na edição 100ª da revista Healthcare Management

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 100

COLUNISTAS