Plataforma Healthcare Management. Ideias, Tendências, Líderes e Práticas - Healthcare Management

Evandro Moraes é empossado diretor-geral do Hospital São Lucas

Tomou posse na última quarta-feira (19) o novo diretor geral do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), Evandro Luís Moraes.

Com 37 anos de experiência na gestão estratégica de grandes organizações, o executivo chega ao HSL para consolidar um novo ciclo de desenvolvimento, inovação e sustentabilidade.

A transição ocorre em um momento simbólico: o ano jubilar do Hospital, que se prepara para celebrar 50 anos de história em outubro de 2026.

A cerimônia de posse foi realizada no auditório do Instituto do Cérebro (InsCer).

Evandro passa a integrar a alta administração ao lado do diretor-adjunto, Irmão Marista Valdícer Fachi; do diretor técnico, Dr. Fabiano Ramos; da diretora assistencial, Profa. Dra. Janete Urbanetto; e do diretor administrativo-financeiro, Jorge Oliveira.

O Hospital está vinculado à Pró-Reitoria de Saúde da PUCRS, criada para fortalecer a estratégia institucional na área da saúde e liderada pela professora Andrea Bandeira.

Em seu discurso, o novo diretor destacou seu compromisso com uma nova era para o HSL.

“Assumo a direção geral do Hospital São Lucas com enorme gratidão e profundo senso de responsabilidade. Liderar a transformação desta instituição rumo a uma nova era de excelência é um propósito claro: uma era que valoriza as pessoas, acolhe o conhecimento e une a força da academia com a nobreza da prática assistencial. Quero que sejamos reconhecidos não apenas como um hospital de grande porte, mas como um hospital de referência acadêmica, onde ensino, pesquisa e cuidado caminham juntos, com o paciente no centro de tudo o que fazemos”, afirmou.

O reitor da PUCRS, Ir. Manuir Mentges, reforçou a integração e a consolidação da PUCRS como um ecossistema de saúde, no qual o HSL é parte relevante enquanto área de formação, de pesquisa, de assistência e de cuidado.

“Nosso compromisso é entregar, em 2028, um Hospital São Lucas reposicionado: equilibrado financeiramente, forte em excelência assistencial, inovador e humanizado”, salientou.

“Quando, em 2050, futuras gerações abrirem a ata deste momento, desejamos que possam dizer: eles tiveram visão, planejaram com coragem, ousaram acreditar e fizeram acontecer”, complementou o reitor.

Na oportunidade, o secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, parabenizou a PUCRS e o novo diretor do HSL e ressaltou o potencial de expansão do Hospital e de parceria com o município.

“Temos muitas possibilidades, tanto na saúde suplementar quanto no sistema público, e vocês têm uma equipe de profissionais de altíssima referência. Com trabalho conjunto, este hospital pode se tornar ainda mais uma referência para a saúde de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul”, disse.

Compromissos, visões e apoio institucional para um novo ciclo

A solenidade reuniu autoridades da Universidade, da Rede Marista, profissionais da saúde do HSL, além de representantes do poder público, e contou com um painel onde foi apresentado um panorama geral do hospital e os planos para o futuro.

“Como Pró-Reitoria de Saúde, estamos conduzindo reformas estruturais importantes, que visam fortalecer o Hospital para os próximos anos, reformas que tocam não apenas nossa infraestrutura, mas também nossos modelos de gestão, de processos, de cuidado e de formação, motivo da nossa origem. O contexto atual da saúde, os desafios financeiros e as transformações que atravessam o setor, exige um novo olhar sobre a forma de gerir, cuidar e planejar nossa atuação e futuro. Essas mudanças têm um propósito muito claro: entregar mais à sociedade. E a chegada do Evandro, com toda sua experiência vem contribuir com todo esse processo de transformação e reposicionamento do Hospital São Lucas”, destacou a pró-reitora de Saúde, Andrea Bandeira.

Nessa construção, o vice-reitor da PUCRS, Ir. Marcelo Bohemberger, enfatizou o papel das equipes: “O bem maior são as pessoas.

Sem elas, nenhum planejamento estratégico nos levará a sermos — e nós vamos ser — o melhor hospital de ensino do Sul do Brasil.

Aqui nós temos os melhores profissionais, e queremos continuar com esses melhores profissionais; isso é fundamental para o reposicionamento do nosso hospital”.

Já o Ir. Odilmar José Civa Fachi, recém nomeado provincial da Província Marista Brasil Sul-Amazônia (PMBSA) para o triênio 2026-2028, reforçou o caráter educativo e a missão institucional.

“Reafirmamos o caráter educativo do nosso hospital e o compromisso de unir excelência técnico-científica, cuidado humanizado e sustentabilidade – pilares essenciais para a continuidade desta obra”, exaltou.

Em fala direcionada à Evandro, Ir. Facchi ponderou sobre os desafios, mas também sobre a confiança depositada no novo gestor: “Tens ao teu lado equipes competentes que caminharão contigo para fazer o Hospital seguir adiante com coragem, lucidez e esperança”, completou.

Trajetória consolidada e reconhecimento nacional

Com trajetória marcada pela excelência em gestão na área da saúde, Evandro atuou nos últimos 11 anos como superintendente administrativo do Hospital Moinhos de Vento, uma das principais referências hospitalares do país.

Administrador de formação, possui educação executiva pela Harvard Business School em Saúde Baseada em Valor, além de três MBAs pela Fundação Getúlio Vargas — em Inteligência em Negócios, em Supply Chain Management e em Gestão Executiva Internacional — e MBA Internacional pela University of California em Gerenciamento de Negócios.

Reconhecido por sua atuação estratégica e pelo olhar inovador voltado à eficiência e à qualidade assistencial, Evandro também contribui para a formação de novos líderes do setor.

É professor convidado do MBA em Gestão na Saúde da PUCRS, do pós-graduação em Saúde da Faculdade Unimed, do MBA em Saúde da Faculdade Moinhos de Vento e da Fundação Dom Cabral (FDC).

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 100

COLUNISTAS