Plataforma Healthcare Management. Ideias, Tendências, Líderes e Práticas - Healthcare Management

Gestão hospitalar sustentável: inovação e eficiência

Sob a gestão de Valdir Pereira Ventura, a instituição alcança novos patamares em qualidade assistencial e sustentabilidade

 

Investimentos em ferramentas de gestão, ampliação da auditoria clínica e fortalecimento do modelo de gestão por processos foram alguns dos avanços implementados pelo Grupo São Cristóvão Saúde ao longo de 2025.

À frente da instituição, o presidente Valdir Pereira Ventura destaca que, apesar dos resultados expressivos, a maior conquista do ano foi a revisão e consolidação da cultura organizacional, com comunicação clara e alinhamento entre todos os níveis hierárquicos. “Envolvemos toda a instituição no que entendemos ser uma verdadeira cultura de segurança”, afirma.

Entre os indicadores que refletem esse trabalho, o Capital Circulante Líquido (CCL) apresentou evolução significativa, impulsionada pela otimização de recursos e pelo controle de custos. Segundo Ventura, reuniões diárias com as equipes, instituídas há quatro anos, foram decisivas para garantir sustentabilidade financeira e reduzir desperdícios. O CCL passou de 0,56 para 1,10 nesse período.

“Nos últimos anos, houve uma melhora significativa no nosso CCL, evidenciando um avanço na capacidade da empresa de honrar seus compromissos de curto prazo e manter um equilíbrio financeiro mais saudável. Essa evolução é resultado direto de ações voltadas à otimização de recursos, controle de custos operacionais e gestão eficiente de estoques e recebíveis, o que demonstra que as iniciativas implementadas têm contribuído para fortalecer a liquidez e a sustentabilidade financeira da organização.”

Com a atuação direta das áreas de Tecnologia da Informação e setor Financeiro, junto com os demais setores da instituição, o Grupo São Cristóvão Saúde transformou dados em decisões estratégicas e ações concretas de melhoria, como indicadores financeiros como redução de custos operacionais, aumento da margem de lucro e melhoria na eficiência de capital.

Para Ventura, a evolução tecnológica tem sido essencial nesse processo, permitindo automatizar rotinas, integrar sistemas e ampliar a visibilidade dos indicadores, reforçando que a tecnologia, quando tratada como vetor de inovação e estratégia, gera valor tangível e sustentável para toda a instituição.

Outro resultado muito importante da gestão de Ventura foi a reformulação de alguns dos protocolos já gerenciados cujos resultados se mostraram ascendentes neste ano de 2025, tais como sepse adulto e obstétrico, dor torácica e fratura de fêmur. Após muitas discussões com a equipe multidisciplinar e ações imediatas, foi possível obter resultados surpreendentes, com um impacto muito positivo destes protocolos.

Além disso, o Grupo também mudou o olhar no que diz respeito à análise da sinistralidade da carteira de beneficiários da Operadora São Cristóvão Saúde, considerando o tipo de produto, faixa etária e tempo de permanência do beneficiário no plano. “Ao revisitarmos o portfólio de produtos ofertados pela operadora, redirecionamos os incentivos de vendas com um impacto muito positivo na saúde financeira. E como nossa maior preocupação é sempre o capital humano, houve o aumento significativo e o incentivo ao treinamento produzido pela equipe interna de T&D, introduzindo metodologias diversas como: rodas de conversas, micro learning e diversos workshops.”

Investimentos em tecnologia

No último ano, o Grupo São Cristóvão Saúde trabalhou fortemente na consolidação de um modelo assistencial e linha de cuidado integrado, além da análise de dados clínicos que possibilitam maior eficiência e resolutividade. Nesse sentido, o uso da IA tem auxiliado tanto nas análises preditivas quanto nas automatizações de processos críticos, como autorizações, faturamento, agendamento cirúrgico e controle de materiais, reduzindo retrabalho e aumentando a eficiência operacional

Uma das inovações que o próprio presidente considera como um divisor de águas foi a adoção e o desenvolvimento de soluções baseadas em Inteligência Artificial Generativa, em parceria com a empresa EVAL. “Essa tecnologia possibilitou a transcrição automatizada das consultas médicas, permitindo que o médico dedique mais tempo ao cuidado e à escuta humanizada do paciente. Além disso, para os pacientes internados, utilizamos a IA na passagem de plantão e na geração do resumo de alta, otimizando tempo, padronizando informações e aumentando a segurança assistencial.”

Paralelamente, em parceria com o time de Inovação e Tecnologia, o Grupo avançou em iniciativas próprias de IA voltadas ao atendimento e à solução de dúvidas gerais, ampliando a eficiência operacional e a experiência dos usuários.

Essas iniciativas se somam ao Hub de Soluções “Conecta São Cristóvão Saúde”, que já entregou sistemas como o Totem de autoatendimento, o Portal do Médico, o Portal do Beneficiário e outras plataformas digitais que têm transformado a jornada do beneficiário e do corpo clínico, fortalecendo a cultura de inovação, humanização e eficiência em toda a instituição.

Há ainda o trabalho de ampliar, cada vez mais, o acesso assistencial via Telemedicina em parceria com o Grupo Doc, oferecendo diversas especialidades consideradas primordiais, com o propósito de diminuir a espera e dar mais comodidade aos nossos beneficiários.

“Investir cada vez mais em processos sustentáveis tem sido o nosso principal objetivo. Como exemplo, nossa recepção digital, em parceria com a empresa Green, foi criada para complementar o hospital sem papel e eliminar a necessidade de impressão para documentos que necessitam da assinatura física dos pacientes e que agora passarão a ser digitais”, salienta o presidente.

E sobre o capital humano, o Grupo tem investido em ferramentas para melhorar a produtividade e automatizar processos manuais como a gestão de escalas, com a ferramenta WFO.

“No campo das contratações, fortalecemos nosso time com a parceria com a empresa Clicknurse, que nos apoia trazendo profissionais de enfermagem extremamente capacitados e com grande experiência de mercado. Ainda estamos trabalhando na automação do processo de contratações, tornando-o completamente digital por meio da ferramenta AXXIS”, pontua.

Por fim, o São Cristóvão Saúde fechou uma parceria com a empresa farmacêutica Boehringer Ingelheim para consultoria de um novo protocolo na instituição, o protocolo de Acidente Vascular Cerebral (AVC). O projeto é chamado de Angels, uma iniciativa global desta empresa farmacêutica em parceria com a World Stroke Organization, que visa melhorar o atendimento e o tratamento de pacientes vitimados pelo AVC.

 

“Investimos fortemente na integração entre tecnologia e negócio, com foco em processos inteligentes, automação, segurança da informação e uso estratégico de dados para apoiar a tomada de decisão. A atuação conjunta entre as áreas, especialmente de Tecnologia e Inovação e Setor Financeiro, tem sido essencial para garantir eficiência e sustentabilidade.”

 

O projeto capacita hospitais e profissionais de saúde para oferecer um atendimento mais rápido e eficaz, por meio de certificações de qualidade (ouro, platina e diamante) que reconhecem o aprimoramento da rede de atendimento.

“Mesmo centenária, somos uma instituição dinâmica, moderna e humanitária. Temos o compromisso de fazer sempre o melhor ao receber aqueles que nos procuram e que nos depositam confiança e respeito”, ressalta.

Liderança

Ventura – que também ocupa a cadeira de Presidente da Santa Casa de Francisco Mo rato; Vice-Presidente da FBAH – Federação Brasileira de Administradores Hospitalares; Vice-Presidente da ACSP – Associação Comercial de São Paulo; e Diretor Financeiro da Fehosp – Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo; – tem seu modelo de liderança pautado em estimular o time a ter iniciativa, criatividade e velocidade.

“O objetivo é buscar melhor produtividade das áreas, maior comprometimento dos colaboradores, otimização dos recursos disponíveis, redução de desperdícios, adequação dos processos e visão nos projetos futuros e nas metas institucionais, sem jamais perder o foco na qualidade da assistência prestada aos nossos beneficiários.”

Acesse esta e outras reportagens especiais na 9ª edição da Revista Gestão Primme!

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 100

COLUNISTAS