Eleito entre os “100 Mais Influentes da Saúde da Década”, Valdir Ventura fala sobre os desafios de gerir três filiais do Grupo
Valdir Ventura é CEO e Presidente do Grupo São Cristóvão Saúde (GSCS) há mais de 13 anos e, desde então, vem construindo uma história marcante na Instituição. “Lidar com a gestão de três grandes filiais da Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão é extremamente desafiador, sendo elas o Hospital e Maternidade São Cristóvão, o Plano de Saúde São Cristóvão Saúde e o Hotel Recanto São Cristóvão, em Campos do Jordão.”
Entre esses desafios está a transformação do plano de saúde, que tinha 39 mil beneficiários com idade média de 62 anos. “Trabalhamos fortemente no rejuvenescimento da carteira de clientes e concebemos 28 novos produtos. Como resultado, o Plano São Cristóvão Saúde conta, atualmente, com mais de 160 mil beneficiários e a média de idade passou para 33 anos.”
O Hospital e Maternidade também passou por reestruturação. A Instituição ampliou a capacidade de leitos, passando de 171 para 275 e com a projeção de atingir, até dezembro de 2021, a marca de 300 leitos disponíveis. “Em todas as nossas instalações prezamos também por equipamentos médicos de última geração e tecnologia de ponta.”
Essa foi uma das diversas ampliações que a gestão de Ventura realizou. “Foram inauguradas nove unidades ambulatoriais próprias, sendo uma delas o CAIS – Centro de Atenção Integral à Saúde, voltado exclusivamente para a prevenção e reabilitação”, ressalta.
Sua gestão também investiu na construção de um novo Centro Cardiológico e na reforma do Centro Cirúrgico e Obstetrício, juntamente com a Maternidade. “Remodelamos o Pronto Socorro Infantil e criamos um andar de internação com 26 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI pediátrica para acolhermos crianças e adolescentes adequadamente.”
Segundo Ventura, em todos os processos e instalações foram priorizados o acolhimento ao usuário. “Trouxemos modernos conceitos em Hotelaria Hospitalar para oferecer uma experiência única aos pacientes.”
Ainda sobre as melhores práticas, Ventura se orgulha das conquistas de acreditações que o Grupo obteve nos últimos anos, como ONA Nível III, ISO 9001, Prêmio de Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes, Selo Ouro SINASC, entre outros reconhecimentos nacionais e internacionais.
“Tivemos ainda a felicidade de ver o GSCS sendo acreditada pela Qmemtum, a acreditação canadense. É um mérito que ajuda a elevar ainda mais nosso padrão e pretendemos mantê-lo.”
Já sobre o reconhecimento como um dos 100 Mais Influentes da Saúde da Década, Ventura recebe a homenagem como “uma honra e uma recompensa por toda a nossa jornada rumo ao desenvolvimento profissional e aprimoramento dos serviços assistencial e administrativo. É a afirmação de que minha gestão está no caminho certo.”
No entanto, Ventura frisa que não conquistaria tudo isso sozinho. “Devo muito a meu time e sempre estimulo cada integrante a ter iniciativa, criatividade e velocidade na implementação de cada estratégia desenhada.”
O gestor acredita que essa é a melhor forma de buscar melhorias, de produtividade das áreas e trazer um maior comprometimento por parte dos colaboradores, sem perder o foco na qualidade da assistência prestada.