Altasnet realiza implementação tecnológica em tempo recorde em hospitais da Rede Mater Dei

Em plena expansão, a Rede Mater Dei comemora suas quase quatro décadas de atuação na Saúde com muito crescimento e expansão. Tamanho avanço traz consigo o pilar da tecnologia como um norte fundamental para a gestão da Rede. Acompanhando as principais tendências do mercado, a Rede confiou a missão de implementar as soluções de modernização de sua infraestrutura tecnológica à Altasnet.

A implementação de soluções na Rede Mater Dei, correspondente a 80 mil m² com cobertura WiFi, serviços de localização para o paciente e toda a base para monitoramento de devices médicos em toda a planta da rede hospitalar, foi realizada pela empresa em tempo recorde.

“As tecnologias da Aruba foram integradas à plataforma digital da Rede Mater Dei, a fim de atender às necessidades de conectividade via Rede Lan entre as suas três unidades” explica Adriano Pugedo Parrela, diretor da Altasnet. A unidade hospitalar em Salvador, ainda em fase de construção, também será contemplada pela interconectividade estabelecida nos hospitais mineiros.

Benefícios visíveis
O resultado obtido, em consonância ao que a Rede tanto prima, não poderia ser outro: o aumento da satisfação do paciente. Neste caso, através da autenticação simplificada do novo portal de visitante, a modernização possibilitou ainda uma melhora significativa quanto à experiência do usuário com o WiFi dos Hospitais. “Outro ponto de impacto direto no atendimento é a solução de geolocalização; através dela, passa a ser possível traçar rotas de locomoção dentro da área hospitalar, proporcionando uma experiência única para o paciente e para o próprio time de engenharia hospitalar, que pode agora otimizar serviços de manutenção através de um aplicativo exclusivo da Rede.”

Parrela pontua o processo de modernização da Mater Dei como sendo um “trabalho espetacular”, e conta que foi possível concluir a primeira fase de execução a tempo para a inauguração do Hospital Betim-Contagem, em janeiro deste ano. Foram apenas dois meses para fazer com que os novos sistemas estivessem aptos a serem utilizados pela primeira unidade da Rede fora de Belo Horizonte. “O projeto foi muito desafiador, considerando a criticidade do negócio hospitalar de grande porte, e o grande impacto destes serviços em sua operação.”

Interconectividade
Com as três unidades conectadas, os benefícios da modernização também atingem o dia a dia dos colaboradores através da homogeneização da autenticação de seus usuários e acessos. A base de dados dos colaboradores, explica o diretor da Altasnet, foi integrada à solução de segurança Clearpass. Além de atender às novas normas, uma das principais preocupações foi a expansibilidade da estrutura tecnológica. “O projeto foi implementado em compliance com a nova Lei Geral de Proteção de Dados, e proporcionará à Rede Mater Dei a implementação de futuros projetos de IoT (Internet das Coisas).”

Afora prazo apertado na entrega do Mater Dei Betim-Contagem, Parrela conta que todas as demais fases foram realizadas dentro do cronograma previsto, respeitando prioritariamente as necessidades de manter a operação, conciliando o atendimento aos pacientes com o trabalho de implantação. “Foi um trabalho espetacular, onde conseguimos somar forças entre as empresas, com uma boa sinergia entre as equipes” pontua.

Crescimento na Saúde
Para o diretor, um dos principais fatores que coloca a Altasnet em destaque em relação às demais no setor é o capital humano da empresa. “Com mais de 17 anos de experiência em integrar ambientes críticos de TI de alta complexidade, independente das tecnologias utilizadas, nosso conhecimento do setor hospitalar e o excelente relacionamento com clientes e parceiros estratégicos de solução, como a Aruba, fazem a diferença.”

Esta matéria faz parte da edição 62 da revista Healthcare Management.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS