Apesar do prazo curto, a RDI Bender desenvolveu soluções para os contratempos durante o projeto
Tempo; talvez o único recurso, além de limitado, irrecuperável e, por consenso, quase sempre insuficiente. Para a RDI Bender, o tempo foi desafio e, principalmente, fator crucial para testar seus limites e provar sua capacidade.
O prazo para o fim das obras no Hospital Salvalus, localizado no tradicional bairro da Mocca, na capital paulista era curto.
A RDI Bender foi responsável pela implantação dos Sistemas IT Médicos, os quais são exigidos pela ABNT NBR desde 2008 e são responsáveis por garantir a segurança elétrica de leitos de UTI e Salas Cirúrgicas durante as intervenções médicas e internações.
Adaptações
O prazo, suficiente, mas apertado, precisava englobar todas as etapas de produção, implantação e treinamento.
“Considerando todas as etapas, desde a data da contratação, todo o processo de fabricação, entrega, comissionamento e startup dos equipamentos, além do treinamento das equipes do hospital, o trabalho levou três meses”, lembra Caroline Bender, diretora da RDI Bender.
Em pleno funcionamento durante toda a operação, o Hospital Salvalus realizou todas as adaptações necessárias para receber a equipe de reforma.
Para a instalação, o comissionamento e o treinamento dos sistemas, a UTI Neonatal e o Centro Cirúrgico foram isolados do restante da Instituição, com entrada autônoma, possibilitando interferência mínima na rotina de médicos e pacientes.
Trabalho em equipe
Para que o fornecimento dos produtos e prestações dos serviços pela RDI Bender estivesse em consonância com o restante da operação, foi preciso otimizar ao máximo o tempo escasso. A solução foi integrar as equipes em ação:
“A equipe da RDI Bender esteve em contato direto com as equipes da obra, a fim de auxiliar para que toda a infraestrutura necessária para a instalação dos sistemas estivesse correta”, conta Caroline. “O trabalho em equipe foi fundamental para a entrega e sucesso desse projeto”, completa.
Qualidade e segurança
Apesar de as exigências relativas à qualidade, prazo e preço crescerem mais a cada dia, Caroline conta que a RDI Bender se orgulha de, há mais de 30 anos, atender sempre às novas demandas hospitalares, mantendo-se atualizada e prezando pela qualidade não apenas nos produtos que oferece, mas também no atendimento que presta.
Detentora da certificação ISO 9001, o selo confere à RDI Bender e, principalmente, a seus clientes. “O selo garante que prezamos pela qualidade em nossos processos”, pontua a diretora. “Internamente, as diretrizes dadas pela ISO são levadas muito a sério por todos os colaboradores, de todas as áreas e setores da empresa.”
O tempo à frente
Veterana em um dos setores mais exigentes do mercado, a RDI Bender vê em 2020 a chance de aumentar ainda mais a prestação de serviços em manutenção preventiva nos Sistemas IT Médico já fornecidos pela empresa.
“Como somos uma empresa com mais de três décadas de atuação, o serviço foi estruturado para que os hospitais sempre estejam atualizados quando o assunto é segurança elétrica dos pacientes e instalações, dando ao cliente uma experiência adicional do que já é exigido pela Norma”, explica Caroline.
Além de manter em perfeito funcionamento tudo aquilo que já implementou, a diretora também não vê reflexos da crise econômica sobre os novos negócios.
As expectativas para 2020 são boas e Caroline pontua que há muitas obras e reformas em andamento “Estamos com a equipe reforçada para melhor atender aos nossos atuais e futuros clientes, em todos os estados do Brasil.”
Esta matéria e muitos mais você confere na edição 32 da Revista HealthARQ.