Eficiência, conforto e design de luxo. Foi pensando nestes três pilares que a Arcontemp desenvolveu o projeto do sistema de tratamento de ar da recém-inaugurada unidade do Blanc Hospital, em São Paulo. A rede, fundada em Porto Alegre, chega à capital paulista trazendo conceito que alia arquitetura de luxo a medicina de alta eficiência.
Esse novo conceito de elevado padrão de atendimento levou a empresa a buscar soluções inovadoras em tratamento, renovação, exaustão e filtragem do ar. Era necessário um projeto que entregasse soluções diferenciadas, a fim de proporcionar uma experiência de luxo aos pacientes e máxima eficiência para o corpo médico.
“Esse projeto de sistema de tratamento de ar envolveu diversas necessidades de soluções inovadoras, sempre atendendo aos conceitos preconizados pelas normas técnicas, bem como aos muitos requisitos do cliente, que desejava obter um conceito bastante peculiar”, afirma o diretor técnico da Arcontemp, Orlando Azevedo.
Um dos primeiros desafios apareceu logo no início do projeto: o prédio a ser reformado era uma concessionária de veículos. “Foi necessário muito estudo técnico, harmonização entre as infraestruturas e equipamentos inovadores para que a estrutura atendesse ao conceito de instalação pensado pelo Blanc Hospital.”
A demanda, por exemplo, de que o centro cirúrgico fosse no pavimento térreo levou a uma solução inovadora, segundo conta Orlando: “O pavimento térreo teria de abrigar o Centro Cirúrgico. Com um pé direito limitado, decidimos adotar um forro autoportante (caminhável), em isopainel padrão de “sala limpa”, de forma que pudéssemos caminhar e acessar para as manutenções periódicas, sem ocupar um grande espaço vertical”.
Neste entreforro acessível, foram instaladas outras estruturas importantes para a circulação de gases, eletricidade e água. Tal solução otimizou o espaço, possibilitando que ali também fosse instalado todo o sistema de renovação de ar do primeiro pavimento.
Outra solução inovadora se deu na climatização do centro cirúrgico. Esse espaço deve possuir sistema de ventilação para proporcionar conforto térmico à equipe e ao paciente e atenuar os riscos de contaminação ambiental.
Porém, no caso do Blanc Hospital havia uma demanda mais específica: controlar as temperaturas dentro da sala de cirurgia separadamente, a fim de ser possível deixar a área do paciente menos fria e a área dos médicos, mais fria.
Azevedo conta que “tal questão foi resolvida a partir de junções de ar de retorno com ar de insuflamento, através de um auto balanceamento gerado na conexão das unidades Fan Filters, onde estão os filtros absolutos”.
Adequação às normas técnicas
Outro desafio do projeto foi a adequação às normas técnicas, uma que vez ele ocorreu durante o processo de alteração na norma hospitalar NBR 7256, voltada para o tratamento de ar em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS). Azevedo ressalta que, mesmo em meio às mudanças estabelecidas, houve pleno respeito às normas técnicas durante o processo.
O engenheiro aborda, ainda, sobre a importância de se contar com um especialista em tratamento de ar quando o assunto é saúde. As mudanças na legislação, segundo ele, são dinâmicas e específicas, o que torna essencial que o profissional da área busque conhecimentos e troque experiências junto à entidades como a ABRAVA, DN Projetistas, SBCC e ABDEH.
“Tudo isto, sem esquecer porém, a eficiência energética e o design”, afirma Azevedo, lembrando que o design foi um requisito muito desejado nesse projeto, diante da demanda por um ambiente seis estrelas dentro do hospital.
A Arcontemp atende a “players” importantes na área da saúde no Brasil, como o Hospital de Base em São José do Rio Preto, UNIMEDs em várias localidades, Hospital Care, Rede D’Or, Hospital de Câncer Jaú, AMEs, clínicas e laboratórios. A empresa é responsável direta pela implantação e manutenção de sistemas de tratamento de ar em mais de 40 estabelecimentos de saúde.