Por Marco Bego, Diretor Executivo do InRad e do InovaHC
A inteligência artificial (IA) tem se mostrado uma ferramenta transformadora em diversas áreas, e a saúde não é exceção. A radiologia, em particular, tem sido uma das pioneiras na adoção dessa tecnologia. Utilizamos para a precisão dos diagnósticos e a eficiência dos processos. A IA não apenas acelera a emissão de laudos, mas também simplifica análises complexas, permitindo que os radiologistas se concentrem em casos mais críticos.
A automação de tarefas rotineiras com uso de IA ajuda os profissionais a se dedicarem a casos críticos, por exemplo, e melhora a eficiência e a precisão dos diagnósticos. Como resultado é possível investir em tratamentos mais eficazes e precisos aos pacientes, além de reduzir o tempo gasto em atividades repetitivas.
No InRad da FMUSP (Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) demos um passo significativo neste sentido ao inaugurar o In.Lab, um Laboratório de Inteligência Artificial em Medicina e Saúde, em 2020. O espaço foi criado para fomentar parcerias e desenvolver projetos de IA que melhorem diferentes etapas da jornada do paciente e a cadeia da saúde.
Combate à Covid-19 com IA
Outro projeto pioneiro realizado no InRad com o uso de IA é o RadVid-19, utilizado no combate ao Covid-19. Esta plataforma permitiu a coleta e análise de casos da doença em hospitais de todo o Brasil, utilizando IA para auxiliar no diagnóstico e na avaliação da gravidade dos casos. O projeto, desenvolvido em parceria com o InovaHC, recebeu 30.500 acessos e mais de 18 mil exames de imagem enviados por radiologistas de todo o País.
A plataforma utiliza algoritmos para identificar indícios do vírus nos exames, gerando relatórios que auxiliavam os radiologistas na avaliação clínica. Nossos médicos conseguiram auxiliar no diagnóstico e gravidade de cada caso, e esse montante de exames nos permitiu criar um banco de dados e imagens para nos ajudar a desvendar a doença e lutar contra ela.
Laboratório de IA: passo para futuro promissor
Em janeiro deste ano, o InovaHC e a Amazon Web Services (AWS) lançaram o Genial, o primeiro laboratório de Inteligência Artificial Generativa. O primeiro projeto é o GAL (Gerador Automatizado de Laudos), um programa de IA que aperfeiçoa a emissão de laudos de exames. A ferramenta permitirá a estruturação automática de laudos radiológicos, considerando o histórico do paciente de maneira ágil e precisa. A estimativa é que os laudos tenham seu tempo de processamento reduzido em até 30%, otimizando a entrega do diagnóstico.
Este espaço interdisciplinar reúne pesquisadores, estudantes e empreendedores para explorar aplicações da tecnologia, desenvolver soluções e coordenar pesquisas na área. Mesmo em desenvolvimento, as iniciativas têm grande potencial para revolucionar a agilidade na entrega de laudos. Além disso, há expectativas para futuros projetos no laboratório, como a criação de conteúdo autônomo, design assistido por IA e simulações de ambientes virtuais para personalizar a aprendizagem.
Formação profissional é essencial
Neste caminho promissor de uso de IA para aprimorar a nossa saúde, entendemos que a para usarmos plenamente estas ferramentas e de forma eficiente e eficaz, devemos investir continuamente na formação e capacitação profissional. Por esse motivo, realizamos e apoiamos cursos, seminários e eventos para dar oportunidade para que os profissionais da saúde a conheçam e se aprofundem mais no uso da IA na prática médica. Recentemente, realizamos cursos no In.Lab focados no desenvolvimento dessas ferramentas e sua aplicação na saúde e no InRad fizemos com sucesso o primeiro evento prático do uso de IA na radiologia para residentes, médicos e estudantes.
O uso da inteligência artificial na saúde tem o potencial de revolucionar a forma como diagnósticos são feitos e com isso, como os tratamentos são administrados. No InRad, estamos comprometidos em explorar e desenvolver soluções que melhorem a jornada do paciente e dos profissionais de saúde. A IA está proporcionando aos radiologistas inúmeras oportunidades de expansão do diagnóstico e, consequentemente, aumentamos o acesso a serviços de saúde mais adequados e de alta qualidade.
Leia mais:
InRad é qualificado pela 3ª vez no Programa de Qualidade em Mamografia do INCA