A união reitera o foco da Atlântica Hospitais no fomento do setor de Saúde no país
A Atlântica Hospitais e Participações, empresa controlada da Bradseg Participações e parte do Grupo Bradesco Seguros, juntamente com o Grupo Santa, principal rede hospitalar da região Centro-Oeste, anunciam, nesta quinta-feira, uma parceria com foco no crescimento e aprimoramento do setor privado de saúde no País.
A parceria – primeira da Atlântica em hospitais já em operação – se constitui na aquisição de 20% do capital social do Grupo pela Companhia, enquanto o Grupo Santa mantém a liderança na gestão operacional dos ativos e 80% de participação no negócio.
Com uma trajetória de 60 anos, o Grupo Santa emerge como parceiro estratégico para a Atlântica no Centro-Oeste. Sua vasta experiência e profundo conhecimento das características locais são evidenciados por sua presença em todos os estados da região e pelo pioneirismo na inauguração do renomado Santa Lúcia, o primeiro hospital privado do Distrito Federal.
A decisão da Atlântica de adquirir participação em um grupo hospitalar já estabelecido está alinhada à estratégia da Companhia de investir em múltiplas frentes do setor privado de saúde. Carlos Marinelli, diretor geral da Atlântica Hospitais e Participações, enfatiza os objetivos da companhia em ampliar sua atuação como investidor na cadeia de valor do setor de saúde.
“A aliança com o Grupo Santa reitera o foco da Atlântica no fomento do setor de Saúde no país. Com contribuições diferentes, cada qual dentro da sua expertise, entendemos que a união com parceiros de renome traz eficiência e qualidade na entrega do serviço à sociedade. Visamos estimular a capilaridade de ativos médicos privados e independentes, proporcionando o acesso a serviços de referência em saúde para uma parcela cada vez maior da sociedade.”, afirma Marinelli.
Segundo Gustavo Fiuza, CEO do Grupo Santa, a parceria impulsionará o desenvolvimento do grupo, elevando a empresa a um novo patamar. “Esta aliança reforça nosso compromisso com a excelência em cuidados de saúde e o nosso desejo de levar a expertise do Grupo Santa ainda mais longe. Vislumbramos novas oportunidades e recursos que irão acelerar nosso crescimento, não somente no Centro-Oeste, mas por todo o Brasil”, afirma Fiuza.
O executivo destaca, ainda, que o Grupo Santa permanecerá independente, atendendo a todos os públicos e operadoras, sem qualquer interferência no mercado de planos de saúde.
Cenário Centro-Oeste
Em constante crescimento, a região Centro-Oeste registrou o maior aumento populacional do País entre 2010 e 2022, com 1,23% – mais que o dobro da média nacional (0,52%), segundo dados do Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Referência do agronegócio, o avanço ressalta o vasto potencial da região, com ampla oportunidade para o desenvolvimento de setores variados, incluindo o de Saúde.
A região Centro-Oeste se destaca por sua relevância econômica e vem registrando avanços de participação no PIB nacional, conforme dados mais recentes do IBGE, do final de 2022. A contribuição da região ao PIB aumentou de 9,9% em 2019 para 10,4% em 2020.
A região segue se destacando em 2023. Levantamento da empresa 4intelligence, com base nos dados do IBGE, apontam que a região foi a de maior expansão no PIB no primeiro trimestre deste ano, em comparação aos últimos três meses de 2022, com 5,2%. O índice da região é mais que o dobro do crescimento do PIB nacional, de 1,9% no mesmo período.
Nos últimos anos, o Centro-Oeste também tem se destacado como líder na geração de empregos formais e informais no Brasil. Entre dezembro de 2019 e março de 2023, a taxa de ocupação na região cresceu 6,8% – quase o triplo do aumento nacional (2,4%) -, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Há um aumento de demanda por estrutura e serviços médicos para diferentes perfis de clientes, bem como pelo serviço hospitalar de excelência na região, isso exige cada vez mais investimentos em saúde e reforça a importância estratégica de um parceiro como o Grupo Santa”, destaca Marinelli.