Bianca Talita Santos Franco, diretora executiva da Santa Casa Rondonópolis, tem desempenhado um papel fundamental na transformação da instituição, tornando-a um exemplo de gestão hospitalar eficiente e comprometida com a qualidade.
A instituição, que desempenha um papel vital para 19 municípios da região sul do Mato Grosso, enfrentou desafios financeiros significativos, incluindo uma dívida de mais de 40 milhões de reais, colocando-a em risco iminente de fechar suas portas.
Diante desse cenário crítico, Bianca Talita assumiu o desafio com determinação. Unindo representantes políticos, a sociedade civil organizada e diversos órgãos do setor público e privado, a partir do movimento dela, criou-se o grupo de apoio denominado SOS Santa Casa, iniciando assim um processo abrangente de reestruturação.
Bianca Talita trouxe a experiência do setor industrial com suas formações em engenharia de produção e gestão de processos de qualidade. Sua visão, aliada ao trabalho incansável de sua equipe, estão elevando o nível do atendimento SUS no Brasil.
“Um dos principais fatores de sucesso na gestão hospitalar é ter uma equipe dedicada e engajada, pois são essas pessoas que colocam em prática as estratégias e técnicas. Elas precisam acreditar que seu trabalho é útil e que estão fazendo a diferença não apenas para elas mesmas, mas também para a comunidade”.
Além disso, Bianca frisa que é importante utilizar ferramentas de gestão eficazes, como o uso de indicadores financeiros para reduzir custos, estratégias de compras baseadas em classificação de prioridades e o desenvolvimento de sistemas internos para otimizar processos.
Outros elementos pontuados pela gestora incluem o planejamento estratégico, a administração eficiente e a capacidade de aprendizado contínuo. “É importante que os gestores estejam dispostos a se adaptar e aprender, mesmo que não tenham uma formação específica na área da Saúde”.
Recentemente, a Santa Casa Rondonópolis conquistou o Selo de Qualidade Cofen, concedido pelo Conselho Federal de Enfermagem, tornando-se a primeira Santa Casa do Brasil a receber essa distinção. Além disso, a instituição foi uma das três do Mato Grosso a atingir 100% de conformidade na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conforme atestado pelo “Relatório da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde – 2022”.
“Para isso, a instituição investiu em estratégias inovadoras, adequação de sua infraestrutura, redimensionamento de equipes, melhorando processos, analisando e reduzindo custos, aprimoramento o controle de qualidade para se adequar as rigorosas normas de segurança do paciente, entre outros”.
O foco principal da Santa Casa Rondonópolis, atualmente, é se transformar em referência nacional para a alta complexidade. Além disso, a instituição se prepara para ser um centro de pesquisa no estado de Mato Grosso e na região do Centro-Oeste do Brasil.
“Acreditamos que esses esforços contribuirão significativamente para o avanço da saúde e do conhecimento médico em nossa região. Isso envolve não apenas expandir nossa capacidade de atendimento em termos de procedimentos médicos complexos, mas também desempenhar um papel ativo na reestruturação e fortalecimento de hospitais de menor porte”, complementa.
Saiba mais
100 Mais Influentes da Saúde 2023 – Uma noite de reconhecimento às lideranças do setor. Clique aqui
Confira a lista completa dos ganhadores do 100 Mais Influentes da Saúde 2023 na 91ª edição da Revista Healthcare Management. Clique aqui.
O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Grupo Mídia no Youtube. Confira: