O Grupo Mídia organizou no dia 28 de janeiro, o Welcome Saúde 2020, evento que abriu a agenda do setor e discutiu os temas mais importantes da Saúde, e que nortearão a pauta do segmento ao longo do ano.
Temas como a promoção de políticas de incentivo para o crescimento da Saúde, ampliação dos investimentos em atenção primária, e novos modelos de remuneração e pagamento foram alguns dos temas mais debatidos durante o evento.
Realizado em São Paulo no Hotel Renaissance, o fórum convidou as principais personalidades da cadeia de Saúde para o debate e contou com um público de mais de 300 pessoas.
Para dar as boas-vindas aos participantes, o CEO do Grupo Mídia e da SAHE – South America Health Education, Edmilson Jr. Caparelli, realizou um discurso de abertura, em que frisou as constantes mudanças na Saúde e a reformulação da Revista Healthcare Managament frente a essas inovações.
“A mudança atende às demandas do setor da Saúde, que precisa de publicações especializadas que possam levar conhecimento técnico aos profissionais da cadeia, sempre discutindo os temas mais relevantes do segmento com a participação de grandes especialistas”, disse.
Além disso, o presidente ressaltou o novo posicionamento da SAHE – South America Health Education, que a partir de 2020 passa a ter o foco voltado para educação executiva.
“O objetivo central passa a ser a capacitação de profissionais e a difusão de conhecimento técnico e qualificado em Saúde. Esta nova SAHE fortalece o nosso compromisso com a educação executiva na Saúde, que já faz parte do DNA do Grupo Mídia”, acrescenta.
Abrindo o cronograma de conteúdo do Welcome, o prof. Wilson Rezende, economista e mestrado em administração de empresas pela fundação Getúlio Vargas/SP, palestrou sobre a perspectivas da Saúde para 2020.
“Acredito que as expectativas para este ano são de grandes mudanças tanto econômicas, como políticas. Porém, acredito que serão positivas, influenciando no crescimento do setor de forma geral”, pontuou o executivo.
Em seguida, a primeira mesa de debate subiu ao palco para discutir “A urgente necessidade de políticas para promover a cooperação entre os setores público e privado”. Participaram desse debate o moderador da discussão Paulo Henrique Fraccaro, superintendente da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (ABIMO); Mauro Junqueira, secretário executivo da do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS); Walban Damasceno, diretor de assuntos corporativos da BD; Sérgio Rocha, presidente da Abraidi; e Nicolas Toth Jr., diretor geral da Sharecare para a América Latina.
Para Junqueira, o setor da Saúde precisa conversar em uma única linguagem entre setor público e privado. “É preciso olhar para o país para pensar em desenvolvimento. E para isso, pesquisadores, indústrias e, principalmente, o Estado, estejam juntos nessa missão.”
Seguindo o cronograma do evento, para discutir sobre a temática “A busca por um ambiente seguro e estável de negócios na Saúde em 2020”, a mesa contou com a participação de Giovani Saavedra, Membro da Comissão Especial de Compliance Do Conselho Federal da OAB e Presidente do Instituto ARC; Valdir Ventura, CEO do Grupo São Cristóvão Saúde; Rodrigo Lopes, CEO do Grupo Leforte; Amaury Guerrero, CEO do Grupo Opty; e Leandro Figueira, vice-presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed).
De acordo com o CEO do Grupo São Cristóvão Saúde, Valdir Ventura, para se ter um ambiente seguro é preciso investir em métodos, ferramentas e processos de gestão corporativa. “Com a tecnologia se aperfeiçoando dia após dia, é necessário estar sempre se renovando para segurança de toda a cadeia.”
Conteúdo vespertino
Iniciando o conteúdo da parte de tarde do Welcome Saúde 2020, o vice-presidente do Instituto Coalizão Saúde (ICOS), Giovanni Guido Cerri, palestrou sobre a “Saúde 2020: Como a cadeia produtiva de saúde pode contribuir com políticas inovadoras para o país?”
O evento seguiu com a mesa sobre o “Os desafios das Organizações de Saúde rumo a saúde 5.0”, com os debatedores Lauro Miquelin, CEO da L+M; Claudia Cohn, diretora executiva Alta Excelência Diagnóstica na Dasa; Irene Minikovski Hahn, presidente da Qualirede; Lídia Abdalla, presidente do Grupo Sabin; e Francisco Balestrin, presidente do Instituto Coalização Saúde (ICOS).
“A tecnologia veio com toda força e temos que nos adaptar. Por isso, nós, líderes, precisamos ser figuras inspiradoras, que buscam conhecimento e renovação todo dia. O método antigo não vai mais funcionar nesse mundo novo.”
Em seguida, foi a vez da mesa de debate sobre “Quais os reflexos na Saúde com as reformas de 2019 e o que esperar para 2020?”, que contou com a presença Edson Rogatti, diretor-presidente da FEHOSP; Pedro Westphalen, Deputado Federal do PP; Wilson Pollara, superintendente do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe); Yussiff Ali Mere, presidente do Sindhosp e Fehoesp; e Renato Carvalho, presidente do Grupo Novartis no Brasil e diretor-geral da divisão de Oncologia.
Rogatti reforçou a importância de se realizar debates sobre educação na Saúde. “A gente só tem um jeito de mudar o segmento da Saúde: por meio do conhecimento. Por isso, trocar informações, dados e experiências é fundamental para encontrarmos um caminho de evolução do setor.”
O evento foi encerrado com a palestra “Além dos bits and bytes: digital health como estratégia para um novo modelo de saúde” com o Diretor IT Healthcare da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Roberto Greenhalgh.
Confira o vídeo sobre o evento:
Abaixo, confira a galeria de fotos: