Plataforma Healthcare Management. Ideias, Tendências, Líderes e Práticas - Healthcare Management

Bruno Lemos Ferrari defende oncologia personalizada e sustentável

À frente de uma das maiores redes dedicadas ao tratamento do câncer na América Latina, Bruno Lemos Ferrari lidera a Oncoclínicas&Co em um momento de redefinição estratégica. Após um ciclo de expansão acelerada e consolidação de presença nacional, o médico e executivo iniciou, em 2025, uma nova fase na trajetória da Companhia, um movimento de “volta às origens” que resgata a essência do grupo: a oncologia de excelência.

Para Ferrari, esse reposicionamento é mais do que um reposicionamento. Representa maturidade e foco em um crescimento sustentável, centrado no paciente. “Crescer continua sendo fundamental, mas crescer com disciplina, responsabilidade e coerência, é essencial”, afirma.

O processo vem sendo acompanhado de uma profunda reestruturação financeira e operacional, marcada por diversas frentes de atuação que vai de rediscussão de contratos com clientes relevantes até readequação da estrutura de capital através de uma relevante capitalização de R$ 1.4 bilhão anunciada no último dia 14. O objetivo é fortalecer a base da companhia e garantir perenidade ao modelo assistencial, que alia inovação e acesso.

A nova fase também contempla o avanço do modelo OC Franquias e novas parcerias com hospitais, governos e instituições científicas, ampliando o alcance da oncologia de precisão em diferentes regiões do país. A estratégia reforça um dos pilares da Oncoclínicas&Co: democratizar o acesso a cuidados oncológicos de alta complexidade, reduzindo desigualdades regionais e elevando o padrão de atendimento no Brasil.

Para o CEO, inovação não está apenas em novas tecnologias, mas também na forma de gerir e se conectar ao ecossistema de saúde. Sob sua liderança, a companhia fortaleceu a governança, redefiniu prioridades e concentrou investimentos no essencial, o cuidado integral ao paciente oncológico. Esse redesenho é sustentado por uma rede de alianças que inclui instituições como Dana-Farber, Fiocruz, Medsir e Boston Lighthouse Innovation, além de parcerias estratégicas.

Visionário e pragmático, Ferrari acredita que o futuro da saúde será guiado por três vetores: eficiência operacional, personalização do cuidado e colaboração setorial. Na oncologia, destaca, o desafio está em integrar diagnóstico precoce, tratamento personalizado e uso inteligente de dados, de forma custo-efetiva e escalável. O verdadeiro diferencial estará em quem conseguir entregar tudo isso com qualidade e sustentabilidade.

“Após quase três décadas dedicadas à medicina, sigo convicto de que vencer o câncer é mais do que uma missão profissional, é um compromisso coletivo com a vida. Trabalhamos para construir um futuro em que a oncologia represente esperança, inovação e acesso real para todos. Prosperar, para nós, significa evoluir com propósito e transformar os avanços institucionais em impacto social duradouro”, resume o executivo.

Leia essa e outras matérias exclusivas na 101ª edição da Revista Healthcare Management

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 100

COLUNISTAS