O Hospital Alemão Oswaldo Cruz vem inovando cada vez mais em seus serviços. A moderna estrutura e o alto padrão de qualidade no atendimento assistencial estão presentes em todas as unidades da Instituição.
Por isso os investimentos do HAOC não param. Atualmente, a Instituição realiza a expansão do Centro de Hemodiálise que conta com um projeto arquitetônico inovador assinado pela Build Health, empresa de consultoria e arquitetura voltada para a área da Saúde que trabalha desde a concepção inicial até o pleno detalhamento do projeto.
Em 2018, o escritório iniciou os trabalhos no HAOC com o projeto da Unidade de Pesquisa em Saúde – UPS, na Unidade Paraíso. Paralelamente a esse trabalho, também foi realizado o projeto do Centro Médico na Unidade Vergueiro, que se estendeu para a área de Hemodiálise.
De acordo com Ana Carolina Cabral, diretora-executiva da Build Health, o projeto foi trabalhado em seus mínimos detalhes. “Junto com o cliente, buscamos evoluir ao máximo na etapa de Estudo Preliminar, ou seja, discutir detalhadamente os fluxos e as setorizações a fim de esmiuçar esta etapa de trabalho até a plena definição. Assim, garantimos um projeto executivo melhor elaborado, estudado e com menos possibilidades de revisões em fases posteriores”, afirma.
Diferenciais e desafios
A Build Health buscou destacar no projeto do Centro de Hemodiálise a valorização da iluminação natural. “Acreditamos que material ou revestimento algum é capaz de substituir o benefício da luz natural, por isso exploramos ao máximo esse recurso, criando espaços ambientalmente confortáveis”, declara Ana Carolina.
Outro destaque do projeto foi o uso de forro amadeirado no Centro de Hemodiálise, a fim de aquecer o ambiente e propiciar maior conforto aos pacientes. Além disso, o escritório também se preocupou em manter a identidade visual do Hospital, mantendo uma linguagem mais próxima possível do perfil da Instituição.
Sobre os desafios do projeto, Ana Carolina acredita que ajustar o programa no planejamento do espaço físico de saúde foi uma importante tarefa. “Quando pensamos no cliente da Saúde, estamos falando de mais de dez envolvidos: médicos, enfermeiros, engenheiros, equipe de infecção hospitalar, hotelaria, etc. Por isso, é de extrema importância o diálogo e a aproximação com o cliente, para conhecer in loco suas necessidades”, explica.
Outras atuações
A Build Health realiza, atualmente, outros projetos na Saúde, como reformas em pronto atendimento e em centro cirúrgico; projeto de centro clínico; estudos de cenários para UTI, hemodiálise, centro médico e ambientações pontuais para conforto médico, espaço do colaborador, entre outros. Esses trabalhos estão sendo desenvolvidos em importantes instituições do Brasil, como Hospital Santa Catarina, Grupo Notredame Intermédica e Dr. Consulta.
Com grandes atuações e destaques, o escritório se diferencia pelo time qualificado com talentos heterogêneos. “Estou na área da saúde há 10 anos e trabalhar com profissionais de experiências distintas das minhas torna o projeto rico em detalhes e soluções fora dos padrões comuns. Juntos, escolhemos deixar um legado que une boa arquitetura com técnica advinda da área da saúde”, completa a diretora.
Equipe:
Ana Cabral – Diretora Executiva
Daniel Pollara – Diretor de Projetos
Arquitetos: Caroline Endo, Gabriel Vilela, Vitor Matos e Ana Póvoa.
Esta matéria faz parte da 30ª edição da revista HealthARQ.