O evento será no dia 5 de março, terça-feira, das 8h30 às 13h15, no Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, em São Paulo (SP)
“As Perspectivas para Inovação em Diagnóstico no Brasil” é o temário de encontro promovido pela Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), no dia 5 de março, terça-feira, das 8h30 às 13h15, no Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, em São Paulo (SP).
A abertura do seminário terá a presença de autoridades como Cristóvão Mangueira, do Laboratório do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE); Daniel Pereira, diretor da ANVISA; Paulo R. Rebello, diretor presidente da Agência Nacional de Saúde (ANS); Álvaro Pulchinelli, presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML); Maria Elizabeth Menezes, presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC); Wilson Scholnik, presidente da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (ABRAMED) e Fulvio Facco, presidente do Conselho de Administração da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL).
A primeira palestra a ser proferida terá como assunto “Avanços no Serviço Laboratorial e Medicina Personalizada: futuro ou realidade?”, com o Dr. Carlos Eduardo dos Santos Ferreira (ex-presidente da SBPC/ML) e representante do Laboratório do HIAE.
A “Terapia Celular e o papel do diagnóstico” será tema da segunda apresentação da manhã, com o Vanderson Rocha, da Fundação Pró Sangue/Hospital das Clínicas da FMUSP.
A terceira palestra do dia será ministrada pelo Marcelo Morales, da UFRJ/Senado Federal, que discorrerá sobre “Terapia Gênica: Desafios para a Inovação Tecnológica”.
O próximo tema a ser apresentado será “Chamamento Público – o papel da ANVISA para fomentar inovação em Diagnóstico”, com o Daniel Pereira, diretor da ANVISA.
Em seguida, está prevista uma Mesa Redonda, com moderação do presidente executivo da CBDL, Carlos Eduardo Gouvêa, como as participações de Carlos Eduardo Ferreira dos Santos (HIAE); Álvaro Pulchinelli (SBPC); Paulo Rebello (ANS); Daniel Pereira (ANVISA), Vanderson Rocha (HC/FMUSP); Marcelo Morales (UFRJ) e Fulvio Facco (CBDL).
As palestras prosseguirão após o debate com a temática: “O futuro da inovação em diagnóstico: o papel da CBDL”, com Gilberto Ugalde e a farmacêutica e diretora técnica da CBDL, Josely Chiarella.
“O Observatório do Diagnóstico no Brasil”, encerrará o ciclo de apresentações, com Carlos Eduardo Gouvêa (CBDL) e Patrícia Marrone (Websetorial/GAESI).
Para finalizar, haverá uma cerimônia formal de posse na nova diretoria da CBDL para o biênio 2024/2025.