“É um segmento fascinante, no qual o alto impacto da tecnologia é muito claro e visível para toda a sociedade”, pontua Rubia Coimbra, VP para América Latina da Cloudera
A Internet das Coisas (IoT) vem desempenhando um papel transformador na saúde, permitindo o monitoramento remoto de pacientes, gerenciamento assertivo de doenças crônicas, telemedicina dentre outras ações.
Com esse nicho em foco, a Cloudera, empresa americana que oferece uma nuvem de dados corporativos, atua fortemente no mercado com a solução Cloudera DataFlow, plataforma de análise de streaming em tempo real.
A solução da Cloudera auxilia toda a cadeia de valor ao capturar, combinar, proteger e conduzir análises de forma fácil em feeds de dados de sensores de cabeceira, biomonitores e outros dispositivos IoT de assistência médica conectados, em larga escala.
A Cloudera oferece diversos serviços específicos para o setor da saúde, além da plataforma de IoT. Parceira da Unitech no Brasil, a empresa possui em seu portfólio uma plataforma de gerenciamento de dados híbrida escalonável que capacita médicos e pesquisadores a coletarem, processarem e analisarem fatores variáveis, e as maneiras que isso impacta o resultado dos pacientes.
A Cloudera também atua em machine learning, através da plataforma Cloudera Data Science Workbench. A solução permite a aceleração da ciência de dados em escala, para criar, testar, repetir e implantar modelos de aprendizado de máquina em diversos ambientes, aproveitando a computação paralela em massa e os fluxos de dados expandidos.
Negócios na Saúde
Para Rubia Coimbra, vice-presidente regional para América Latina da Cloudera, a saúde é uma vertente importante para a empresa.
“É um segmento fascinante, no qual o alto impacto da tecnologia é muito claro e visível para toda a sociedade. Construímos um portfólio que contempla diversos segmentos do setor, com soluções que vão desde a visão 360º e bem-estar do paciente até a precisão de diagnósticos e medicina preditiva.”
A gestora acredita que o impacto da tecnologia na saúde é irreversível. “O ecossistema de saúde está em um estado de convergência, à medida que a indústria se inclina para a saúde em tempo real, norteando toda a cadeira de valor: o foco está em oferecer resultados positivos para os pacientes, mas, ao mesmo tempo, reduzir custos e eliminar desperdícios.”
Pandemia
Durante o ano de 2020, o mundo foi assolado pela pandemia da Covid-19, no entanto, Rubia acredita que, mesmo com seus impactos sociais, a pandemia provou a capacidade de adaptação das empresas e propiciou um pico de avanço na transformação digital.
“Um dos exemplos mais marcantes é a regulamentação da telemedicina, que já está totalmente aceita e incorporada pelo público.”
Para os próximos anos, Rubia revela que a empresa pretende “continuar trazendo inovações em termos de produtos e serviços para ajudar em quaisquer desafios que as empresas de saúde enfrentam relacionados aos cuidados com dados.