O reconhecimento que o Hospital Santa Izabel (HSI) alcançou no processo atual de transição para o uso de fontes renováveis de energia se fortaleceu com a implementação de ações ambiciosas de sustentabilidade.
Esse cuidado especial com o meio ambiente e atenção às urgências climáticas impulsionaram a formação de uma cadeia de compras sustentáveis, que já contempla a operação do hospital como um todo.
O processo de compras sustentáveis, diz Mônica Bezerra, diretora Corporativa de Tecnologia e Operações da Santa Casa da Bahia, já alcança diversos produtos e equipamentos adquiridos pela instituição. “Implementamos critérios de sustentabilidade para adquirir produtos e serviços e priorizamos os fornecedores que atuam sintonizados à questão ambiental”, diz a diretora.
As ações para tornar a cadeia de abastecimento mais sustentável envolvem o desenvolvimento e acompanhamento de um plano de ação que estruturou a capacitação de fornecedores e dos compradores e lideranças da área de suprimento do hospital com programas de sustentabilidade.
Daniela Gonzalez, gerente de Suprimento da Santa Casa, acrescenta que são feitas gestões para apresentar as ações da Santa Casa e estimular os fornecedores a apresentarem também as ações que desenvolvem na área ambiental. Ela reforça que a sustentabilidade, enquanto conjunto de ações coordenadas, gera impactos positivos não apenas no meio ambiente, mas, também na eficiência e produtividade do hospital.
“Estimulamos os fabricantes a fornecer produtos mais seguros e ambientalmente sustentáveis, produzidos em condições de trabalho saudáveis e de acordo com as normas internacionais de trabalho”, acrescentou Daniela.
As chamadas iniciativas verdes na Santa Casa envolvem também à logística reversa das embalagens de iogurte e sacos de fornecimentos de enxoval, uso de talheres biodegradáveis, palitos de dentes de bambu certificado, gêneros alimentícios orgânicos e aves criadas sem antibiótico e com uso de ração 100% vegetal, além das parcerias com cooperativas de reciclagem para coleta de papelões e outros materiais recicláveis.
Hospital verde
O Hospital Santa Izabel integra a Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis, com posição de referência neste grupo. E, desde 2021 ingressou na campanha Race to Zero (RtZ), uma iniciativa global apoiada pela ONU, que tem como meta zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050. A campanha estimula que o hospital alcance até 2030 pelo menos uma redução de 50% de suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) em relação às emissões de 2020.
O hospital já registrou redução significativa, superior a 35% das suas emissões de GEE. “Esses resultados refletem não apenas a responsabilidade, mas também a liderança da instituição na mitigação do impacto ambiental dentro do setor saúde. O contínuo comprometimento com ações proativas e eficazes é parte fundamental da jornada do Santa Izabel em direção a um futuro mais saudável e resiliente para todos”, diz Fernando Andrade de Lira, coordenador de Sustentabilidade Ambiental do HSI.