Com investimento de R$ 260 milhões, Hospital Unimed Maceió conta com a Fator Towers para sua construção

Localizado na capital alagoana, o Hospital Unimed Maceió prevê o investimento de cerca de R$ 260 milhões em sua construção, prometendo gerar mais de mil empregos. A realização está sendo feita em parceria com a Fator Towers, como responsável pela execução da obra.

O presidente da Fator Towers, Vasco Rodrigues, ressalta a expectativa em participar do projeto de uma Instituição de última geração. “Esta unidade será o maior hospital privado do estado de Alagoas e os clientes segurados da Unimed Maceió poderão contar com soluções modernas, equipamentos qualificados e um time de profissionais de primeira linha”.

A viabilidade econômica do empreendimento se deu pelo envolvimento de diversos players da Saúde. “Fomos contratados pelo Fundo de Investimento Imobiliário Hospital Unimed Maceió, administrado pela Coin Valores e com gestão da Investcoop Asset Management, empresa pertencente à Seguros Unimed, em uma operação de BTS (Built-To-Suit) onde a Unimed Maceió irá figurar como locatária do imóvel.”

O presidente acredita que esse modelo de investimento é viável para todos os players envolvidos. “O interessante desta modalidade é que o investimento no imobilizado não compromete o caixa da operadora, orientando o capital para o corebusiness, o qual é oferecer o melhor suporte à saúde de seus beneficiários e atendendo aos interesses dos cooperados.”

O Hospital terá capacidade para 182 leitos de internação, 40 leitos de UTI, 12 salas cirúrgicas, sendo uma para robótica e uma sala cirúrgica híbrida com hemodinâmica, e Emergência com 35 leitos. O investimento também inclui uma unidade de Quimioterapia e uma unidade de Hemodiálise.

Além disso, a Instituição conta com um completo centro de diagnóstico com duas Tomografias Computadorizadas, Ressonância Magnética, Mamografia, Densitometria Óssea, três salas de Ultrassom e dois Raio-X.

Para dar vida a obra, a empresa investiu em uma forte gestão na documentação técnica, assim como um cuidado com o planejamento para atender ao tempo contratado da obra.

“Iniciamos a construção deste hospital em novembro/2022 e o prazo de construção é de apenas 24 meses, para uma obra de mais de 30 mil metros quadrados, com lajes protendidas e instalações que preveem até correio pneumático. Aqui, nosso maior desafio é equalizar as atividades do cronograma, no curto espaço de tempo que temos”.

História sexagenária

Com mais de 65 anos dedicados às construção civil e incorporação imobiliária, a Fator Towers já entregou 330 empreendimentos em 12 estados brasileiros. Parte desse portfólio, segundo Rodrigues, está no setor da Saúde.

“Já realizamos obras de grandes complexos hospitalares, como o Americas Medical City, no Rio de Janeiro, que tem mais de 72 mil m² de área construída, além do Hospital da Bahia com 60 mil m² e outros grandes complexos. Atuamos também em obras de retrofit e ampliações, fazendo um trabalho de requalificação de hospitais às novas demandas do mercado”.

Parte desse sucesso, segundo o presidente, se dá pelo constante alinhamento da empresa com as novas tendências de mercado. “Os ambientes hospitalares têm que se parecer cada vez menos com hospitais tradicionais do passado. O design de interiores, por exemplo, deve ser valorizado, trazendo conforto e privacidade para os pacientes e seus familiares, com móveis confortáveis, acesso à luz natural e quartos com espaço adequado para os familiares.”

FATOR TOWERS - UNIMED MACEIÓ
Vasco Rodrigues, Presidente da Fator Towers

Outro pilar importante na construção de obras na Saúde, de acordo com Rodrigues, é a eficiência do projeto. “É preciso analisar a questão dos fluxos internos e de acessibilidade dos espaços. O hospital deve ser projetado com fácil acesso para todos os médicos, pacientes, visitantes e funcionários, incluindo amplo estacionamento, sinalização clara e rotas acessíveis para pessoas com deficiência.”

Rodrigues também ressalta a importância de espaços flexíveis frente à rápida evolução de tecnologias. “Estruturas das edificações precisam acomodar as mudanças que fatalmente ocorrerão ao longo dos anos das operações, mas chama atenção, mais uma vez, de que a flexibilidade dos espaços não pode ser confundida com desperdício de espaços.”

Outro ponto importante que os projetos devem considerar, segundo Rodrigues, é a eficiência energética e a sustentabilidade. “Os hospitais consomem uma quantidade significativa de energia, e é importante projetar o edifício com sistemas e materiais energeticamente eficientes que reduzam o impacto do edifício no meio ambiente, além de eles serem compatíveis com a disponibilidade do tipo de energia, onde ele será construído.”

Atendimento ao cliente

Para Rodrigues, o grande diferencial que a Fator traz é a realização de construções de alta qualidade e a entrega de edifícios que não sejam apenas esteticamente agradáveis, mas também estruturalmente sólidos e seguros. “Nós utilizamos os melhores materiais e técnicas de construção para garantir que seus edifícios sejam construídos para durar anos. Rodrigues afirma que a Fator Towers dá grande ênfase à satisfação dos clientes, trabalhando em estreita colaboração com eles para garantir que suas necessidades e expectativas sejam atendidas.

“O objetivo da empresa é entregar edifícios que não apenas atendam, mas superem as expectativas de seus clientes. A Fator Towers possui uma equipe altamente experiente e qualificada de arquitetos, engenheiros e profissionais da construção que trazem sua experiência e paixão para cada projeto que realizam.”

Para compor este time robusto, o departamento de qualidade, aplica de forma permanente treinamentos, acompanhamentos precisos de controles e processos além do monitoramento usando softwares modernos, com o objetivo de entregar o máximo de padrão de qualidade em cada projeto, com um olhar atento aos detalhes e principalmente as questões ambientais ao longo de toda trajetória.

“Ter um time experiente em obras complexas, principalmente hospitalares, aliado a um sistema de governança que atua fortemente na gestão do escopo contratado, do tempo da obra e de seu custo é fundamental”.

Fator Towers - Equipe técnica FT 02

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS