A Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde (ABRAIDI) realizou, em 8 de novembro, uma Aula Magna que abordou os principais desafios na implementação de um programa de compliance efetivo dentro das empresas. O evento marcou o lançamento da Trilha de Compliance, que foi anunciada pela ABRAIDI durante o 11º Encontro da Coalizão Interamericana de Ética no Setor de Tecnologia Médica e MedTech Conference, ambas realizadas em Boston, no final do mês passado.
O presidente da ABRAIDI, Sérgio Rocha, comentou que recebeu elogios nos Estados Unidos sobre as iniciativas constantes que a associação tem feito para ampliar o compromisso das associadas com programas de integridade e atuação ética. “Executivos da Advanced Medical Technology Association – AdvaMed, promotores da MedTech Conference, enalteceram os passos que temos dado nos últimos anos”, comentou Rocha. A Trilha de Compliance é uma reformulação do curso básico que a ABRAIDI oferece todos os anos aos associados, com o objetivo de capacitar as empresas para que avaliem seus programas de integridade sob o ponto de vista da efetividade.
O diretor executivo Bruno Bezerra lembrou do engajamento das associadas no tema, não só como participantes, mas também como promotores das iniciativas para ampliar e disseminar o conteúdo. Por isso, três executivas de empresas foram convidadas para ministrar a Aula Magna. “A régua do compliance continua alta no nosso setor. O resultado da MedTech com mais 4 mil participantes de 45 países e onde a ABRAIDI propôs e realizou um painel sobre compliance na América Latina é a concretização da nossa maturidade na área. O assunto não é mais prioridade, mas é base de tudo. É obrigatório, tem que fazer de forma automática. A ABRADI tem dado apoio total às associadas”, completou Bezerra relacionando todas as iniciativas nos últimos tempos.
O gerente de Conteúdo e Compliance da ABRAIDI, Davi Uemoto, detalhou a conceituação da Trilha de Compliance e como ela será aplicada. “São diversas aulas e ‘paradas’ para auxiliar a implementação de um programa efetivo nas empresas. Para além de uma abordagem ‘pode ou não pode’, um dos objetivos da Trilha é apresentar os fundamentos, os conceitos e a aplicação prática no contexto de um sistema de gestão de compliance no setor de produtos para saúde”. O tool kit desenvolvido pela AdvaMed, que contou com o apoio da ABRAIDI e de outras associações, consiste em um conjunto de ferramentas que visam auxiliar as empresas na implementação de um programa de compliance efetivo.
“Tão importante quanto disponibilizar o material, torna-se fundamental ensinar como utilizá-lo e a Trilha vai nesse sentido, resumiu. Davi Uemoto destacou que é um programa de ordem prática e reuniu os melhores professores para entregar um conteúdo de qualidade com quatro aulas pré-gravadas e disponibilizadas na plataforma Eseni. “São 7 horas de conteúdos sobre gestão de risco e sistema de compliance; visão de gestão de cadeia de terceiros; sistema de compliance na prática com um passo a passo; e os principais controles. Será uma formação contínua que não termina jamais. É um exercício de melhoria sucessiva”, completou.
Os palestrantes da Aula Magna foram o sócio fundador do escritório Saavedra e Gottschefsky Advogados, Giovani Saavedra, a gerente de Compliance do Grupo Elfa, Aline Moura, a gerente Global de Compliance da Medartis, Bianca Bertoloto, e a diretora Global de Ética e Compliance da Edwards Lifesciences, Gabriela Pellegrino.