A cidade catarinense de Criciúma ganhará um novo reforço no atendimento ao paciente em 2022. O Hospital São José assinou o contrato para execução da construção de seu novo bloco hospitalar.
“A ampliação será um grande passo para continuarmos melhorando o atendimento em saúde de Criciúma e região como já temos feito; buscando inovações, trazendo novas tecnologias, profissionais qualificados e centro de pesquisa clínica. Nosso objetivo sempre foi trazer o melhor para sociedade”, aponta Laércio Regis Ferrari, diretor administrativo do HSJosé.
O novo prédio com oito andares terá 17.238m²; nele serão instalados uma unidade de pronto atendimento, 90 leitos de internação, 20 leitos de UTI para convênios e particulares, bem como um novo centro de diagnóstico por imagem.
No mesmo prédio será também alocado todo serviço de oncologia que fará parte da configuração do novo edifício. Além disso, a construção fará conexão com o Santa Vita Saúde Center, empreendimento também em construção em frente ao hospital São José.
“O novo bloco faz parte do nosso planejamento que tem a ampliação do complexo hospitalar em diversas frentes. Temos certeza que traremos um grande e significativo diferencial para região de Criciúma e Santa Catarina”, afirma Ferrari.
Braço forte
A missão de erguer o novo bloco do HSJosé ficou para a Construtora Tedesco. “Apresentamos para a direção do Hospital e sua Instituição Mantenedora (Congregação Irmãs Escolares de Nossa Senhora – IENS) nosso portfólio de obras, bem como nossos processos de gestão. Assim sendo, fomos habilitados no processo e, após uma seleção bastante rigorosa, acabamos por ser escolhidos”, afirma o presidente da construtora, Pedro Silber.
As obras foram iniciadas em janeiro de 2022, com um elevado rigor em gestão e boas práticas. “Utilizamos tecnologias que agilizam os processos e garantem assertividade em cada etapa, no tempo correto.”
As tecnologias auxiliares serão empregadas ao longo das fases de construção, desde o projeto até a execução e controle, como, por exemplo, BIM, Checklist Fácil, Plano de obra e gestão de projetos com utilização de QR Code, e RPA de Suprimentos.
A estimativa é que o prédio físico esteja pronto em 16 meses. Após esta etapa, será feito o chamado “recheio” da obra, para que todo prédio seja concluído e esteja disponível para uso em seis meses. Ou seja, a previsão é que obra esteja totalmente concluída dentro de dois anos.
“Eu sempre gosto de salientar que somos uma empresa de engenharia, mas construímos relacionamentos. Estamos juntos neste movimento e queremos dizer que, o que pudermos fazer com nossa capacidade, estaremos disponíveis. Queremos promover uma grande parceria com o resultado final desta obra, que, com certeza, irá impactar ainda mais a resolutividade da saúde desta região”, destacou Silber.
Esta é uma das quatro obras que a Tedesco está construindo em Santa Catarina. Atualmente, a construtora atua no Hospital Unimed Concórdia, em Concórdia, Federação Unimed SC, em Joinville e Santa Vita, em Criciúma. “Nosso objetivo é seguir crescendo no estado e nos fortalecendo dentro do setor da Saúde regional.”