“Desde a Farmácia Central: Dispensação de medicamentos e materiais, juntos ou separados?”

Muitas vezes, não é possível plantarmos este dilema.

Pois, nem sempre na farmácia do hospital existe um espaço para fazer o picking e a dispensação de Mats. Já para hospitais que precisam programar uma nova farmácia ou que possuem o espaço exclusivo, a possibilidade de integrar num único espaço é conveniente.

O objetivo é dispensar uma única bandeja, com materiais e medicamentos para as farmácias satélites, para carregar nos dispensários e para o quarto do paciente.

Cada hospital é um caso em especial. Desde a divisão entre as atividades clínicas e as atividades de gestão, existem muitas formas de separar, manter juntos ou colaborar entre ambos os setores. A cultura do hospital definirá o modelo de trabalho e os espaços de poder também tem seu papel nesta questão.

Está claro que o controle e dispensação de medicamentos, deve estar sob responsabilidade da gerência da farmácia e que a farmacêutica (o) é um profissional altamente especializado para controlar todas as variáveis da dispensação de materiais. Então, se conseguir unir ambos, o trabalho será executado de uma única vez e pronto.

Estaria unificando o pessoal que transporta os produtos, o picking de Mats e Meds, as gavetas/containers para enviar aos quartos/leitos, o pessoal que transporta alguns equipamentos como seladoras e impressoras e a supervisão. Observe que assim, não é pouco coisa a se economizar.

Ponderar as vantagens econômicas e a praticidade da solução de unificar os fluxos, frente aos fatores organizacionais é um bom desafio. Por isso, esta questão é tão interessante de debater. São vários fatores envolvidos de diferentes categorias, que terão uma solução singular de acordo com o tamanho do hospital, sua cultura, história, seus espaços de poder, qualificação e disposição dos profissionais envolvidos em sua estrutura.

Não queremos e nem podemos, dar respostas finais, mas, estabelecer dúvidas que nos façam refletir modelos de funcionamento.

Link Artigo texto completo no Blog

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS