Diretor-presidente da Seguros Unimed fala sobre união da gestão de saúde e cooperativismo na série “1 Década de Saúde”

Helton Freitas considera o trabalho em equipe fundamental para o sucesso do grupo Unimed.

 

Helton Freitas, diretor-presidente da Seguros Unimed, participou a série 1 Década de Influência. Em entrevista a Edmilson Jr. Caparelli, presidente do Grupo Mídia, o executivo contou sobre sua carreira e como uniu suas duas paixões.

Desde que era pequeno em uma cidade do interior de Minas Gerais, Freitas ouviu muito sobre um conterrâneo amigo da família, que era médico em Belo Horizonte, e o vê como uma primeira referência.

Durante a infância, Freitas se mudou para diferentes cidades menores, mas acredita que sua origem humilde foi fundamental.

“Isso te dá o direito de sonhar, de desejar e querer conquistar algum objetivo”

Passou em medicina na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, seguiu seu sonho de graduação e fez residência em saúde pública e medicina do trabalho.

Durante a faculdade, o gestor já se via no ramo do cooperativismo e foi o primeiro presidente aluno de uma cooperativa de consumo na faculdade. Depois disso, trabalhou na secretaria da saúde, na cooperativa de Cultura Médica e abriu uma cooperativa de crédito.

Em 2006, Freitas assumiu o cargo de presidente da Unimed Belo Horizonte e uniu suas duas habilidades.

“Juntei a gestão em saúde e o cooperativismo em uma atividade e foi muito gratificante. Acredito que isso ajudou a Unimed a crescer bastante e se tornar referência”.

No ano de 2011, foi para Seguros Unimed ocupando o cargo de diretor, porém, em apenas quatro anos, se tornou presidente da empresa. “A Seguros vem se desenvolvendo paulatinamente e crescendo em todos os aspectos. Considero os resultados medidos até agora como um sinal de que estamos em uma boa gestão”, analisa o executivo.

Após passar por vários tipos de trabalho, Helton Freitas acumula uma bagagem impressionante e isso pode gerar expectativas. “As pessoas sempre acham que você tem a capacidade de entregar os melhores resultados, mas isso nem sempre é verdade por vários fatores”, comenta o gestor.

No entanto, ele acredita que sua vivência pode ajudar a escolher os melhores caminhos em determinados momentos. No entanto, isso aliado às expectativas alheias, tornam a experiência algo agridoce.

“Essa trajetória vem para o bem e para o mal, mas é necessário focar em resultados e pensar na instituição como um todo, desde os colaboradores até os acionistas”.

Helton Freitas acredita que ninguém consegue atingir um objetivo importante sem ter referências e ajuda. “Trabalho com pessoas que ajudam a minha caminhada a ter menos erros do que se eu fizesse tudo por conta própria”, ressalta.

Assista abaixo a entrevista completa com Helton Freitas, diretor-presidente da Seguros Unimed.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS