Diretoria executiva da Fundação Padre Albino demonstra resiliência e inovação

Desde que assumiu, a diretoria executiva da Fundação Padre Albino fortalece o seu compromisso com a comunidade do Noroeste Paulista

Desde janeiro de 2020, a Diretoria Executiva da Fundação Padre Albino, liderada pelo presidente Reginaldo Donizeti Lopes, enfrentou desafios significativos em meio à complexidade das áreas de atuação da instituição: saúde, educação e assistência social.

Ao lidar com os desafios decorrentes da pandemia, a Fundação Padre Albino aprimorou seu planejamento estratégico e técnicas de gestão, demonstrando capacidade excepcional de adaptação e inovação. “Apesar das dificuldades, construímos um legado de boas práticas, gerando resultados positivos no curto, médio e longo prazos”, destaca Reginaldo Donizeti Lopes.

A implementação do programa de trabalho planejado foi acompanhada por obstáculos, especialmente os financeiros. No entanto, a diretoria buscou soluções inovadoras, contando com equipe coesa e comprometida. “Os obstáculos para as instituições filantrópicas são muitos, principalmente o financeiro, mas fizemos o que sempre fazemos: buscamos inovar para criar soluções, contando com equipe coesa e comprometida”, ressalta o presidente.

Renata Rocha Bugatti, diretora de Saúde e Assistência Social, destaca o compromisso da Fundação com o acesso contínuo aos serviços de saúde e assistência à comunidade. A reorganização dos serviços de saúde, incluindo iniciativas como o acolhimento, demonstrou resultados significativos na redução do tempo de espera para consultas e na melhoria da satisfação dos pacientes.

Na busca contínua por fortalecer e expandir o impacto da Fundação na área da Saúde no Noroeste Paulista, a diretoria executiva delineou objetivos claros e prioridades estratégicas para o futuro próximo. Segundo ela, a Fundação Padre Albino está comprometida em integrar tecnologias inovadoras e soluções digitais para melhorar a eficiência operacional e a entrega de serviços em todas as áreas de atuação, principalmente na Saúde. A aquisição do Sistema de Gestão de Saúde Philips Tasy é um exemplo disso. Essa solução abrangente proporciona controle integrado e efetivo dos processos administrativos e assistenciais, garantindo consistência e qualidade em todas as operações da Fundação.

“O compromisso principal é com a segurança e o bem-estar da comunidade atendida, aliado à busca incessante pela qualidade nos serviços médicos oferecidos. A Fundação iniciou projetos de reforma, modernização e ampliação do Hospital Padre Albino, bem como do Hospital Emílio Carlos, com financiamento aprovado pelo BNDES. Além disso, o projeto SYNC, com a implantação do novo sistema de gestão em saúde Philips Tasy, interligará em rede as unidades de negócios da Fundação”, pontua o diretor-presidente Reginaldo Lopes.

Para além da Saúde na Fundação Padre Albino

Além dos desafios enfrentados na área da saúde e assistência social, a Fundação Padre Albino (FPA) também teve que adaptar suas estratégias educacionais para garantir a continuidade do ensino durante a pandemia. Cristiane Valéria da Silva Procópio de Oliveira, diretora de Educação, compartilhou como superou esses desafios e manteve a qualidade do ensino.

“Com o surgimento da pandemia, a busca por soluções criativas foi crucial para continuarmos as atividades acadêmicas sem perder a qualidade”, destaca Cristiane. A inovação, ousadia e compromisso com os alunos foram fundamentais para enfrentar as dificuldades. Um Plano de Contingência foi elaborado para enfrentar o novo cenário, garantindo a execução das atividades acadêmicas de forma segura.

As tecnologias digitais desempenharam papel crucial na transição para o ensino remoto, permitindo a interatividade e o interesse dos alunos. Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, os campi do Centro Universitário Padre Albino conseguiram manter suas ações de pesquisa e extensão, adaptando-se à nova realidade.

A diretoria Administrativa e Financeira, liderada por Heliton Wagner Benetelli, teve que gerenciar os impactos financeiros da pandemia. “No primeiro mês, após a constatação da pandemia mundial, implementamos novo fluxo de caixa para as unidades da saúde levando em conta dois cenários, um otimista e um pessimista. Com a aceleração dos casos graves foram feitos vários investimentos para acolher os pacientes das dezenove cidades que atendemos. Nesse momento, a cadeia de suprimentos já havia passado por um choque que elevou a patamares muito altos os custos dos insumos. Dessa forma, tivemos que rever a nossa projeção de fluxo de caixa todos os meses da pandemia e paralelamente a isso buscamos receitas junto à Secretaria de Estado da Saúde, à qual somos contratualizados, para atendimento ao SUS”.

Atualmente, a Fundação trabalha com um orçamento (forecast) que é comparado com o desempenho real mensalmente, garantindo a estabilidade financeira e a sustentabilidade da instituição.

Com abordagem estratégica e comprometimento com a inovação, a Fundação Padre Albino continua a enfrentar os desafios impostos, principalmente na área da saúde, construindo um legado de excelência e compromisso com a comunidade do Noroeste Paulista.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS