Assim como em 2024, 2025 promete ser um ano de busca pela eficiência operacional na Saúde: ganho de produtividade, automação de processos e digitalização das instituições de maneira geral, sempre garantindo a qualidade e a segurança do paciente nos processos assistenciais.
Essas são as principais tendências apontadas por especialistas e que Klaiton Simão, CEO da Salux Technology, também está monitorando com atenção. Nesse cenário, a empresa tem se destacado ao promover um ecossistema integrado que responde às necessidades emergentes do setor de saúde.
Em 2024, a Salux passou por uma transformação significativa, com investimentos robustos em novas tecnologias e na reestruturação de sua organização. “Redesenhamos nosso portfólio para assegurar que nossas soluções estejam preparadas para enfrentar os desafios atuais”, afirma Simão.
Um exemplo desse esforço é o SX Sigma, que agora utiliza inteligência artificial (IA) para apoiar decisões clínicas, automatizando processos, como a prescrição médica, evolução clínica, receituário digital, entre outros, aumentando a eficiência com reconhecimento de voz. Além disso, o SX Horizon recebeu inúmeras funcionalidades voltadas para a atenção básica, incorporando também IA.
A estrutura interna também foi reforçada com a criação de novas diretorias e a contratação de profissionais experientes do mercado. Essas pessoas têm desempenhado um papel fundamental na transformação da empresa, garantindo que as soluções sejam rapidamente adotadas pelos clientes.

A abordagem holística da empresa visa integrar suas soluções, simplificando a gestão das instituições de saúde. “Nosso ecossistema permite que as organizações reduzam a necessidade de múltiplos fornecedores, otimizando tanto os recursos administrativos quanto clínicos”, explica o CEO. Essa estratégia não só melhora a eficiência operacional, mas também apoia a saúde financeira das instituições.
Com o foco na transformação digital, a Salux Technology se compromete a ajudar as instituições a eliminarem o uso excessivo de papel e digitalizar seus processos. “Estamos dedicados a proporcionar uma gestão mais eficiente e sustentável, o que é crucial em um cenário orçamentário limitado”, destaca Simão. A empresa atua como parceira no processo de digitalização, oferecendo soluções que abrangem desde a infraestrutura até a implementação e manutenção de software.
A Salux também está atenta aos desafios enfrentados pelo setor, como a sinistralidade e os altos índices de glosas. “Nossas soluções são projetadas para garantir que as instituições de saúde possam operar de maneira eficaz e sustentável, mesmo em tempos desafiadores”, afirma o CEO.
Para 2025, a Salux Technology continua focada em inovações, com planos de incorporar ainda mais inteligência artificial em seus produtos e desenvolver novas funcionalidades, proporcionando uma cobertura funcional completa e aderente às necessidades de clientes tanto do setor público quanto do privado. “Estamos prontos para atender às crescentes demandas do ecossistema de saúde e apoiar a transformação digital por meio das tecnologias e serviços do nosso ecossistema”, conclui Simão.
Atualmente, as soluções e serviços ofertadas pelas empresas que fazem parte do ecossistema Salux proporcionam resultados tangíveis, melhorando a eficiência operacional, reduzindo custos e proporcionando um atendimento mais eficaz aos pacientes, capacitando os hospitais a serem digitais e a melhorarem a qualidade e a eficiência dos serviços de saúde no Brasil.