Somando esforços, a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, a Mercedes-Benz do Brasil e a Vale S/A colocarão na estrada a mais nova carreta do projeto Unidades Móveis de Saúde “#Unindo Forças”, com destino à cidade de Itabira, em Minas Gerais. A ideia é levar atendimento de excelência e ampliar o acesso da população local à saúde pública por meio da colaboração do setor privado. A unidade ficará instalada no antigo imóvel do Corpo de Bombeiros, por 90 dias, a partir de 22 de julho, operando em horário comercial, de segunda à sexta-feira. O projeto ainda tem apoio da empresa Canon.
Em acordo com a Prefeitura de Itabira, a unidade atenderá casos de baixa complexidade relacionados à infecção por Covid-19. Nela, somente pacientes encaminhados pela Prefeitura, via regulação de acesso, poderão realizar consultas e exames. Para se transformar em um centro de atendimento móvel, a carreta da Mercedes com 72m² e 15m de comprimento conta com três consultórios de Telemedicina, laboratório para coleta de exames e tomografia computadorizada.
Presencialmente, o Einstein colocará dez pessoas na equipe de atendimento, entre enfermeiros, técnico de enfermagem, técnicos administrativos, biomédicos e médico, ao mesmo tempo em que, de forma remota, dará suporte à equipe médica de Itabira, auxiliando na tomadas de decisões dos atendimentos de pacientes internados em dez leitos de UTI dos hospitais municipais. A iniciativa também vai possibilitar uma troca de conhecimento e suporte clínico aos casos mais críticos de COVID-19. Por meio da Tele-UTI, um médico intensivista do Einstein discutirá diariamente e em conjunto com a equipe médica da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Carlos Chagas, de Itabira, casos clínicos, além de dar apoio à conduta e plano terapêutico do paciente. Serão 10 pacientes assistidos.
Além disso, a unidade possibilitará a realização de exames de tomografia e gasometria arterial. Diariamente, a previsão é de que sejam feitas 30 tomografias, 40 consultas médicas e 90 exames laboratoriais, como testes rápidos usados para diagnóstico de Covid-19, o que poderá agilizar o encaminhamento correto de casos positivos.
A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein fará a gestão operacional e assistencial do projeto. O presidente do Einstein, Dr. Sidney Klajner, lembra que melhorar as condições de saúde da população, prestando serviços de saúde eficientes ao mesmo tempo em que reduz as desigualdades, tem sido um dos propósitos da instituição, que preza por entregar vidas mais saudáveis para cada cidadão. “O diferencial desse projeto não é só atender, como também atestar saúde da população na prática, nas várias regiões por onde passar, já que, futuramente, ele deverá chegar a outras cidades”, diz Klajner, explicando que, após três meses, a Unidade Móvel de Saúde deverá percorrer outras cidades .
Com a chegada da pandemia de Covid-19, o núcleo de ESG do Einstein tem buscado investir em projetos significativos, que façam a diferença na vida das comunidades próximas ou longínquas. Por isso, apoia e cocria com empresas que também buscam a promoção e o acesso à saúde da população e encontrou nesse novo desafio um propósito que tenha relação com seus objetivos.
“Desde o início da pandemia, temos apoiado as cidades onde estamos presentes no enfrentamento da Covid-19. A parceria com o Einstein e a Mercedes Benz reforça nossos esforços ao dar suporte ao atendimento feito pela rede municipal de saúde de Itabira. Estamos atentos às necessidades dos territórios onde atuamos, buscando desenvolver ações que melhorem a qualidade de vida das comunidades e promovam desenvolvimento, alinhadas ao nosso pilar do novo pacto com a sociedade”, lembra Marina Quental, vice-presidente executiva de Pessoas da Vale.