Ela fundou uma empresa com a certeza de fazer uma arquitetura diferente do habitual

Do chão de uma fábrica de arroz até a diretoria do Grupo Vivaplan, Luana D’Agostini batalhou por cada uma de suas conquistas

Instalado em São Miguel do Oeste, no interior de Santa Catarina, uma cidade com 40 mil habitantes, o Grupo VivaPlan Arquitetura Estratégica, que em 2024 completa dez anos, trilha um caminho de grandezas e de muita visão estratégica. Em seu portfólio de clientes, tem nomes como Oncoclínicas & Co., AC Camargo Câncer Center, Grupo OdontoTop e Unimeds.

Essa trajetória de realizações tem muita conexão com a história de vida da sua diretora e fundadora, a arquiteta Luana Cristina De Bortoli D’Agostini, que sempre mirou alto. “Quando fundei o Grupo VivaPlan, a única certeza que eu tinha era de que queria fazer e ser diferente, queria seguir um rumo dentro da arquitetura diferente do habitual em nossa região, o extremo oeste de Santa Catarina. Sabia que seria desafiador, mas desistir nunca esteve em meu vocabulário”, conta a arquiteta.

Para isso, ela uniu suas principais características: a vontade, a honestidade e a gentileza, herdadas dos pais – um pedreiro e uma secretária –, bem como o foco, a persistência, a disciplina nos estudos e a atualização constante para que o seu presente e o futuro fossem moldados.

Sua primeira experiência profissional foi no chão de uma fábrica de arroz, onde fez estágio do colégio agrícola, depois foi recepcionista em eventos e até entregou jornais por um período. “Nunca tive problemas em trabalhar, mas sempre entendi que foram fases que precisei passar para chegar nos meus objetivos. Aprendi muito com cada um dos lugares por onde passei e os mesmos me trouxeram a maturidade necessária”, destaca.

Além disso, ela conta que, aos 18 anos, passou a dividir seu tempo entre a secretaria de uma autoescola e o cursinho pré-vestibular, quando então passou na faculdade para o curso de Arquitetura.

“Meu pai me deu o prazo de dois meses para conseguir um trabalho remunerado, para que eu pudesse continuar estudando e morando em outra cidade. Em 30 dias eu já havia arrumado bolsa de estudo e emprego”, acrescenta.

Quando finalizou o curso, em 2014, atuou como voluntária em um escritório de loteamentos e também no Hospital Regional da cidade. Neste mesmo período, fundou o que se tornaria hoje o Grupo VivaPlan Arquitetura Estratégica.

Desde a fundação, Luana moldou e continua moldando a VivaPlan para ser uma empresa de arquitetura com um olhar mais estratégico para os negócios e nos demais setores em que atua. O objetivo é que sempre possa estar participando das tomadas de decisões que impactam o custo final das implantações, ou seja, atuar desde o business plan, auxiliando nas tomadas de decisões até os projetos e orçamentos.

Foi desta forma que Luana conduziu toda a empresa para alcançar capacidade técnica e entregar o que fosse necessário para o perfil de cliente que expande. Atualmente, a VivaPlan é um dos escritórios com maior rigor no controle de processos do Brasil, tendo previsibilidade de vários setores internos e acompanhando o andamento de cada etapa do projeto. Tudo isso amadureceu o time de arquitetura para também entender o negócio dos clientes e ser mais assertivo no direcionamento de cada caso.

No setor da saúde, propriamente dito, Luana foi entrando sem pretensões, inicialmente. A aproximação aconteceu por um motivo pessoal – a doença e o falecimento de uma amiga – e o que a fez procurar mais e entender que a área é extremamente normatizada e, de certa forma, difícil. “Naquele momento, aos 19 anos e com imaturidade, eu queria entender o porquê minha amiga precisava se tratar tão longe, e o que encontrei foi muita burocracia e um mundo infinito de possibilidades”. Como sempre teve muita afinidade com a burocracia, em função de sua vontade de fazer acontecer, tudo a levou a embarcar em uma jornada mais sólida dentro do setor.

“Acredito na liderança 360º, em que todos fazem parte do objetivo e têm importância para alcançá-lo. Para sermos referência, é importante fazermos um trabalho em conjunto, com cuidado e zelo, pois nosso objetivo é encantar nossos clientes. Nossa visão é ser global e, para isso, não existe outra forma de seguirmos sem treinar nossos colaboradores para se tornarem os novos líderes, bons técnicos e que tenham mentalidade focada em resultados”, reforça.

Para Luana, as principais conquistas da VivaPlan é o alcance nacional. Recentemente, a empresa realizou um projeto no coração de São Paulo, na Rua Augusta, para a Oncoclínicas & Co e a Unimed Nacional, com mais de 17 mil m², considerado um trabalho de destaque. Tudo foi desenvolvido em tempo recorde, o que representou um desafio, mas também um orgulho por ter sido finalizado dentro de um prazo curto, com qualidade técnica e acima de tudo, podendo ter feito a diferença para os clientes.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS