Ele está no comando de uma das 20 melhores operadoras de saúde do Brasil

Eduardo Chinaglia é um nome sinônimo de liderança e compromisso dentro do Sistema Unimed. Formado em medicina em 1976 pela Faculdade de Itajubá-MG, com especialização em Urologia, Chinaglia deu início à sua trajetória no cooperativismo em 1984, como sócio fundador da Unimed de São João da Boa Vista, que mais tarde adotou o nome Unimed Leste Paulista, onde desempenhou papéis como conselheiro de administração e presidente.

Atuou como diretor de planejamento, diretor administrativo e presidente na Federação Intrafederativa Centro Paulista, posições que lhe proporcionaram uma base sólida para seu desenvolvimento na Unimed Fesp, onde começou em 2008 como conselheiro fiscal, seguido pelo cargo de coordenador do conselho fiscal, conselheiro de administração e diretor de gestão operacional. Foi eleito diretor presidente em 2021, posição para a qual foi reeleito em 2022 para mandato até 2026. Nesse mesmo período, foi eleito diretor de saúde na Ocesp (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo).

A Unimed Fesp alcançou marcos significativos: a Federação atingiu mais de 530 mil beneficiários, com 130 empresas contratantes e cerca de 800 colaboradores. “A Fesp é a federação estadual que concentra o maior número de Unimeds filiadas, levando em consideração todo o sistema Unimed. No âmbito estadual, abrange 69 Unimeds Singulares e seis Unimeds Intrafederativas”, enumera Chinaglia.

Entre as conquistas, a Unimed Fesp recebeu duas vezes o selo Pró-Ética, refletindo seu compromisso com a ética e transparência, e atingiu a nota máxima no IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar) pelo terceiro ano consecutivo. Outras conquistas notáveis incluem o certificado de Embaixador em Evidência e o selo Diversidade pelo Governo do Estado de São Paulo, além da diplomação como Empresa Amiga da Justiça pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP).

A modernização do portal da Unimed Fesp e o desenvolvimento de parcerias inovadoras foram passos importantes para melhorar a comunicação e gestão de saúde. Eduardo também focou na medicina preventiva e no gerenciamento de doenças crônicas, contribuindo para a eficiência e sustentabilidade dos serviços de saúde da cooperativa. Essas ações, combinadas com seu compromisso com a melhoria contínua, garantiram que a Unimed Fesp fosse reconhecida entre as 20 melhores operadoras de saúde no Brasil, segundo o Ranking do Valor 1000.

“A Unimed Fesp desempenha um papel crucial no setor de saúde do Brasil. Com 3.9 milhões de beneficiários em São Paulo, a Federação coordena e apoia as Unimeds singulares, formando uma rede ampla e integrada de atendimento que inclui hospitais, serviços de urgência, unidades de atenção primária, laboratórios, farmácias e óticas. Além disso, a Fesp contribui com ações significativas nas políticas de saúde e na regulamentação do setor, ajudando a moldar um ambiente mais favorável para a prestação de serviços de saúde”, complementa.

Vale lembrar que, por meio do Instituto Unimed Fesp, a Federação promove programas comunitários voltados para saúde, educação, cultura, meio ambiente, diversidade e inclusão. A Unimed Fesp contribui significativamente para o desenvolvimento econômico estadual, gerando empregos, promovendo a inovação no setor de saúde e investindo em infraestrutura.

Chinaglia acredita que sua liderança é caracterizada por abertura ao diálogo, gestão colegiada participativa e uma preocupação constante com a solidez do Sistema, sempre focada no seu maior objetivo que é a melhoria de qualidade de trabalho e renda do médico cooperado. Para ele, a união e a cooperação são essenciais, e ele se orgulha de ser um defensor dos princípios do cooperativismo. O presidente costuma dizer: “Juntos somos o maior sistema de cooperativas médicas do mundo. Separados seremos apenas mais uma empresa”.

Os planos para 2024 incluem a manutenção e aprimoramento da qualidade dos serviços oferecidos pela Unimed Fesp. A execução do planejamento estratégico do Sistema Unimed visa melhorar a gestão da saúde e a experiência do paciente, sempre pensando nos resultados voltados às singulares. Além disso, a Federação busca parcerias estratégicas para oferecer serviços integrados e de alta qualidade e promoverá uma Reforma Estatutária para criar um ambiente de trabalho ainda mais colaborativo.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS