Em um cenário no qual as práticas sustentáveis se tornam cada vez mais cruciais, a alemã B. Braun, empresa de soluções médico-hospitalares, implementou programas abrangentes de conservação de recursos naturais, que resultou em reduções significativas em suas operações.
Com iniciativas que abarcam o consumo consciente de água, energia elétrica e gás natural, a empresa já utiliza 100% de energia limpa em todas as suas operações.
E, em 10 anos, gerou uma economia de 407 milhões de litros de água, o equivalente a 163 piscinas olímpicas cheias, evitando gastos de aproximadamente R$ 8 milhões.
Em seu principal centro de distribuição no Brasil, localizado em Guaxindiba (RJ), a B. Braun conta com uma usina fotovoltaica com 880 placas solares com geração anual estimada 615.600 kWh, que ampliam o cuidado em relação ao uso de energia elétrica.
Além disso, a fábrica possui estrutura que possibilita a captação e uso de água da chuva para uso cotidiano e de manutenção da unidade.
“A sustentabilidade está no centro de nossa estratégia. Buscamos constantemente maneiras de reduzir nosso impacto ambiental enquanto mantemos a excelência em nossos serviços. Começamos pela energia com um projeto grande que mudou completamente como usamos esse recurso tão importante. Com os resultados favoráveis para a B. Braun Brasil e, consequentemente o impacto positivo no meio ambiente, ampliamos as frentes de atuação, buscando cada vez mais sustentabilidade em nossas operações, com uma meta de 50% na redução das emissões de CO₂ até 2030”, comenta Adriano Correia, Vice-Presidente Industrial da B. Braun.
Outro projeto de destaque na empresa é uma iniciativa de reutilização de água na fábrica de Pharma da B. Braun Brasil, localizada em São Gonçalo (RJ). Para isso, aproveita-se as águas oriundas da lavagem dos tanques usados para produção das soluções parenterais de grande volume na fábrica.
“Todo esse trabalho foi desenvolvido internamente em nossa fábrica, como uma solução viável e sustentável para a B. Braun, reduzindo o consumo de água potável e diminuindo o impacto ambiental. A implementação de fases progressivas permitiu a otimização dos recursos hídricos, o que garantiu a eficiência operacional e contribuiu para a preservação da disponibilidade hídrica da região. Esta atitude nos ajudou a reforçar nosso compromisso de proteger a comunidade ao nosso redor”, pontua Correia.
Como resultado dessas melhorias ambientais, a multinacional também conquistou certificações importantes, como a ISO 14001, que estabelece uma série de normas internacionais que fornecem um guia para a gestão ambiental das organizações.
O futuro será ainda mais sustentável
Com a missão de tornar-se referência em sustentabilidade no mercado de saúde e dispositivos médicos, o próximo passo para a empresa é migrar de gás natural para biomassa no médio e longo prazo.
A instituição relata suas emissões com base no protocolo de gases de efeito estufa do GHG Protocol Corporate Standard e adere a 8 das 17 metas de sustentabilidade das Nações Unidas (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ou ODS).
Desse modo, guiam suas ações voltadas à sustentabilidade, fazendo o uso de sistemas inteligentes de gerenciamento de energia com base nos requisitos globais da ISO 50001.
“A sustentabilidade também está presente no desenvolvimento de cada um de nossos produtos e soluções, que já nascem alinhados a esse compromisso. Com tecnologias modernas e melhorias contínuas, promovemos avanços na saúde em meio a um cenário de mudanças climáticas, escassez de recursos e desigualdade social. Para o futuro, seguiremos avançando de maneira expressiva com novas metas e objetivos mais robustos”, finaliza o executivo.