A EMS, indústria farmacêutica, anunciou a incorporação da fábrica Novamed – ambas pertencentes ao Grupo NC – em projeto de expansão que aumentará em 20% a capacidade de produção, para 1,4 bilhão de comprimidos por mês, e criará cerca de 200 novas vagas de emprego até o próximo ano. Com essa transição, a fábrica passará a atuar sob o nome EMS em substituição à marca Novamed. Atualmente, a unidade fabril emprega 709 colaboradores e pode chegar, com as contratações, a até 900.
“Desde 2014, a EMS opera no Amazonas por meio da fábrica Novamed. Com a incorporação, reforçaremos e ampliaremos a nossa marca na região, além de estreitarmos nosso relacionamento com consumidores desta localidade. Queremos mostrar que medicamentos da EMS, comprados em farmácias de todo o País, também são produzidos em nossa moderna fábrica de Manaus. Além disso, vamos levar mais conhecimento técnico-científico à região e fortalecer a economia local com a criação de novos postos de trabalho”, ressalta Renata Alves, diretora Jurídica, Riscos e Compliance da EMS.
A Novamed foi inaugurada em 2014 e é uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. É a primeira empresa a produzir remédios na história da Zona Franca de Manaus. Conta com um sistema de pesagem de matéria-prima totalmente robotizado e o processo de fabricação é automatizado, com documentação eletrônica, sem uso de papel.