“Enfrentamos os desafios de liderar o diálogo com foco em beneficiar os pacientes”, diz presidente da Novartis Brasil

Novartis foi uma das vencedora do prêmio Líderes da Saúde de 2023 na categoria Indústria Farmacêutica

 

A inovação está na essência da Novartis. Não por acaso, a companhia é pioneira no desenvolvimento e lançamento de terapias avançadas e medicamentos com mecanismos de ação diferenciados.

Assim, oferece soluções integradas inovadoras que viabilizam o acesso ao melhor cuidado em saúde e contribuem com o efetivo manejo sustentável de enfermidades que impactam anualmente milhões de vidas e prejudicam o desenvolvimento socioeconômico de todos os países no globo.

“Possuímos o compromisso global em desenvolver novas terapias transformadoras aos pacientes. E no Brasil não é diferente, especialmente em terapias avançadas. Para isso, enfrentamos desafios de liderar o diálogo com foco em beneficiar os pacientes, o que envolve conectar diversos atores da saúde e buscar soluções e parcerias sustentáveis a curto, médio e longo prazos”, afirma Renato Carvalho, presidente da Novartis Brasil.

Uma das bases do compromisso da companhia com a inovação é a sua atuação na área de pesquisa e elaboração de novos produtos.

“A Novartis é uma das principais empresas do mundo que concentra recursos em Pesquisa e Desenvolvimento. São aproximadamente U$ 9,1 bilhões de dólares em P&D e mais de 200 projetos em desenvolvimento clínico. No Brasil, estão sendo investidos R$ 1 bilhão em estudos e pesquisas clínicas nos últimos 4 anos, trazendo mais de 80 estudos clínicos para o país e capacitando 20 mil profissionais de saúde”, relata Carvalho.

A colaboração com a comunidade médica, de pacientes, startups e demais atores dos sistemas de saúde permite à empresa continuar a oferecer um dos pipelines mais robustos do setor, incorporando uma abordagem sistêmica aos desafios de todos os envolvidos, utilizando dados e o digital para potencializar soluções.

“Nos últimos cinco anos, trouxemos 18 novos produtos para o mercado brasileiro, incluindo sintéticos, biológicos e terapias avançadas”, acrescenta Carvalho.

A companhia avançou, em 2022, na disponibilização de terapias avançadas no Brasil. Além disso, a Novartis também obteve a aprovação de preço e registro da primeira terapia celular no Brasil para leucemia linfoblástica aguda de células B.

“Um grande passo junto ao governo foi a incorporação da primeira terapia gênica no sistema público de saúde para o tratamento de Atrofia Muscular Espinhal, sendo também o primeiro acordo de risco compartilhado entre o SUS e uma farmacêutica no país. Estamos reinventando a forma de incorporação de medicamentos à saúde pública do Brasil. Queremos ser parte da solução”, explica Carvalho.

Com esse posicionamento, segundo ele, a Novartis está construindo pontes para o futuro, o que se confirma inclusive pelo compromisso da companhia com doenças negligenciadas.

“Somente em 2022, a Carreta da Saúde da Novartis percorreu 5 estados, 62 munícipios com quase 6 mil pessoas impactadas e 270 pacientes diagnosticados. No total, a Carreta foi responsável por 5% do diagnóstico de hanseníase nos locais visitados e tivemos mais de 10 milhões de vidas impactadas no Brasil por meio de nossos tratamentos para doenças crônicas”, informa.

Em números, a empresa fechou o ano de 2022 com um crescimento de 19% (em vendas e faturamento) no Brasil.

“Este resultado foi fruto de uma nova estruturação da companhia em uma só unidade de negócio denominada Innovative Medicines, com a união das divisões Farma e Oncologia seguindo uma premissa global. Diante desta nova estruturação, o Brasil se firmou um dos 10 mercados prioritários da Novartis globalmente”, conclui.

 

  • Confira a lista completa dos ganhadores do prêmio Líderes da Saúde na edição 87ª da revista Healthcare Management. Clique aqui.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS