Engeform Engenharia celebra 45 anos de atuação com 35 hospitais em seu portfólio

Com mais de 600 empreendimentos e obras entregues, a Engeform Engenharia completou, em 2021, 45 anos de história. Atuando em diversos segmentos, a empresa se consolidou no setor de construção hospitalar com 35 hospitais em seu portfólio, com mais de 800 mil m² construídos, totalizando cerca de 6 mil leitos espalhados por todo o país. 

“As obras hospitalares são um dos pilares da estratégia de negócios da Engeform e refletem integralmente o nosso propósito corporativo de fazer a diferença na vida das pessoas, por meio da arte de engenheirar. Os projetos da área da saúde representam praticamente metade do nosso faturamento”, afirma o diretor-superintendente da empresa, André Abucham.

Atualmente, a companhia  está com cinco obras para a área da saúde em andamento, como o Hospital Universitário do Ceará, por meio de um consórcio, na cidade Fortaleza. “Trata-se de uma das maiores obras em andamento para a saúde no Brasil. São quase 80 mil m² e 650 leitos, sete pavimentos, além de subsolo; um hospital que não só atenderá à população, mas será local de estudo para alunos da universidade.”

Já no Espírito Santo, a Engeform lidera outro consórcio para construir mais um gigante: o Hospital Estadual Geral de Cariacica, com cerca de 38 mil m², seis blocos e mais de 400 leitos. 

Em Minas Gerais, por sua vez, está sendo construído o Hospital da Universidade Federal de Uberlândia, com 33 mil m², e o Hospital Unimed Circuito das Águas, na cidade de São Lourenço.

Já na região Sul do Brasil, a ENGEFORM entregou neste ano  o novo Hospital Unimed Vale do Sinos e, neste momento, está executando o retrofit do outro hospital da mesma cooperativa. Ao todo, o complexo com 40 mil m² terá centro obstétrico com 12 leitos de internação, berçário, três salas de parto, 12 leitos de UTI neonatal e sete de observação, áreas de hemodinâmica, dialise, endoscopia e quimioterapia, auditório para 120 pessoas, 121 leitos de internação, 20 leitos de UTI adulto, 40 leitos de internação, sete salas cirúrgicas, centro de diagnóstico por imagem, laboratório, entre outras instalações.

“Além das obras em andamento simultâneo, temos outros inúmeros projetos em orçamento, o que nos gera um sentimento bastante otimista em termos de movimentação do mercado de construção e engenharia, e representam investimentos importantíssimos para a melhoria da infraestrutura em saúde para a população”, explica Abucham.

Pilares para sucesso

A preocupação com o meio ambiente é uma pauta sólida na governança da Engeform. Abucham defende que o comprometimento da empresa não é só com a sustentabilidade, mas também com todas as pautas do ESG.

A empresa investe também em tecnologias e metodologias construtivas que reduzem o desperdício, como a reutilização da água, otimização de recursos, reciclagem de materiais, coleta seletiva, kit de mitigação ambiental para garantir a segurança no manuseio de produtos químicos e treinamento de funcionários para resgate de fauna. 

Tais ações justificam a conquista do Selo Verde da empresa, uma certificação conferida pelo Jornal do Meio Ambiente do Estado de São Paulo com base em pesquisas realizadas junto ao Ministério do Meio Ambiente, IBAMA, CONAMA, Secretarias Estaduais do Meio Ambiente e Prefeitura. 

Trata-se de um reconhecimento às empresas que estão em dia com as licenças ambientais e a legislação, e que adotam iniciativas próprias que preservam a natureza.

A tecnologia também desempenha um papel importante nas obras da Engeform. Segundo Abucham, 100% das obras possuem soluções advindas do ecossistema de inovação. “Esse tipo de investimento nos traz ganhos de redução de custos, aumento de produtividade e/ou aumento de qualidade, além de evolução do nosso modo de ser, com foco em eficiência operacional, buscando estarmos sempre na fronteira do conhecimento.”

Dentre as soluções utilizadas pela empresa estão os sistemas específicos que contemplam desde catracas eletrônicas até o a controle, a distribuição e a atualização de projetos. Essas tecnologias também passam pelo acompanhamento das fases da obra, checklists e auditorias. 

“Hoje, somos parceiros do Distrito – plataforma de inovação aberta; fazemos parte do Grupo Enredes, do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE); e temos um programa interno de fomento à inovação, o Projeto Engenheirar.” 

Abucham ainda complementa: “Estamos atentos ao que há de novo no mercado e impulsionamos inúmeras startups da construção civil por meio da implementação de projetos-piloto em nossos canteiros.”

Resiliência em pauta

Apesar dos grandes avanços e da consolidação da empresa,  todo o mercado da construção civil enfrentou diversos desafios na última década. “Em 2020, quando nosso setor dava sinais de uma retomada otimista, chegou a pandemia e olhamos para este cenário como mais uma oportunidade de reinvenção”, explica Abucham.

Para o enfrentamento da Covid-19, a Engeform criou um Comitê de Gestão que desenvolveu protocolos de prevenção focados na saúde e segurança do time, além da manutenção das frentes de negócio. 

“Nossas ações se basearam em quatro pilares: a promoção da saúde física e mental do time; a manutenção dos empregos e da renda; a realização de ações sociais de auxílio ao combate à fome; e a continuidade saudável de todos os nossos negócios”, pontua. 

A iniciativa deu certo. Prova disso está nos números da empresa em 2020. “Já crescemos 50% em receita e estamos otimistas com os resultados que estão por vir. Nossa expectativa é dobrar nosso faturamento entre este ano e o próximo.”

O superintendente ressalta que a empresa seguirá investindo forte em gestão do conhecimento e inovação que, por consequência, trazem mais eficiência para a operação da Engeform. 

Outro foco que será mantido é a força humana. “Queremos ter o nosso time bem, saudável e capacitado para sermos uma empresa referência em gestão e desenvolvimento de pessoas. É esse conjunto que gera resultados positivos e bem-estar para o nosso time, para a sociedade, clientes e acionistas.”

Esta matéria e muito mais você confere na revista Healthcare Management edição 79.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS