Eurofarma aposta em atendimento ao cliente com inteligência artificial
Empresas do ramo da saúde têm investido cada vez mais em tecnologia, seguindo as tendências de mercado. A farmacêutica Eurofarma, por exemplo, adotou soluções de Inteligência Artificial (IA) da IBM, empresa norte-americana voltada para tecnologia, com objetivo de melhorar seu atendimento ao cliente. O projeto foi implementado pela InterCompany.
Segundo a empresa, mais de 6 mil atendimentos mensais são realizados pelas novas assistentes virtuais: a Eurofarma Virtual Assistente (EVA) e a Momenta Inteligência Artificial (MIA). Todos os processos realizados pelas soluções são auditáveis, com seus registros sendo armazenados em uma nuvem da plataforma.
Além dos consumidores, elas também atendem profissionais da saúde e clientes comerciais, como distribuidores, hospitais, clínicas e farmácias.
Comparação
Antes da implementação das assistentes virtuais, cerca de 15 mil atendimentos eram realizados por mês, com 30% deles considerados de baixa complexidade.
Depois da implantação, as assistentes virtuais começaram a atender as chamadas de baixa complexidade, mesmo fora do horário comercial. Assim, o atendimento foi estendido para 24 horas por dia em sete dias por semana, registrando um crescimento de 25% no número de atendimentos.
Atualmente, 70% das ligações passam por atendimento humano, como dúvidas sobre medicamentos, informações sobre reações adversas e casos de intoxicação.
Além das marcas do Grupo, as inteligências artificiais também já estão funcionando nos aparelhos Alexa no Brasil e permitem a compra de medicamentos isentos de prescrição por meio do e-commerce da Amazon.