Entre os desafios impostos por uma obra de expansão hospitalar, a execução segura é de fundamental importância para o desenvolvimento do projeto
Uma obra de expansão com interligação em um hospital existente pode se tornar um grande desafio. São vários os cuidados no desenvolvimento do projeto para uma execução segura e uma interface compatível em diversas disciplinas.
Para realizar essa empreitada no Hospital Assunção, integrante da Rede D´Or São Luiz, a Rocontec aplicou reengenharias na estrutura e instalações que agregaram positivamente ao empreendimento. A empresa trabalhou fortemente em três vertentes que definem o sucesso de qualquer projeto na construção civil: custo, prazo e qualidade.
Em parceria com a Rede D’Or, a Rocontec está desenvolvendo os projetos com todas as disciplinas que englobam a execução de uma obra hospitalar e, ao mesmo tempo, executando o empreendimento com previsão de inauguração no 1º trimestre de 2025. A fase atual compreende, simultaneamente, diversas frentes de trabalho de uma forma macro: estrutura, alvenaria, instalações e ar-condicionado.
“Temos um grande desafio de prazo a cumprir, então, para garantirmos a produtividade e a qualidade, tivemos que pensar em industrializar ao máximo as etapas dentro do canteiro. Utilizamos sistemas que substituem o compensado plastificado por placas de polipropileno com fibra de vidro, proporcionando leveza e facilidade de montagem do sistema. Incorporamos também a utilização de Drywall para as vedações e kits hidráulicos para as distribuições dos banheiros dos leitos”, explica Gabriel Meibach Meneghin, Head de Obras da Saúde na Rocontec.
Para a empresa, o suporte à vida dentro de um empreendimento hospitalar é prioridade máxima. No desenvolvimento do projeto e execução, a Rocontec garante que todas as instalações pertinentes, assim como itens de segurança, não sejam otimizados, mas sim trabalhados fortemente para garantir a operação do hospital.
Desta forma, a empresa tem criado um portfólio expressivo na área da saúde com construções, retrofits e ampliações/reformas, conseguindo agregar viabilidade técnica e legal aos empreendimentos, assim como melhores práticas que geram valor ao cliente.