Farmácia como elemento estratégico

Em 2017, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma iniciativa global para reduzir em 50% os danos graves e evitáveis associados a medicamentos em todos os países no período de cinco anos. Nesta ação, os farmacêuticos hospitalares estão incluídos para aperfeiçoar a forma como os medicamentos são prescritos, distribuídos e consumidos.

Diante desta importância do tema, a terceira edição da SAHE – South America Health Exhibition traz, pela primeira vez, o Fórum de Farmácia Hospitalar para integrar a programação de conteúdo em 2019. “Será uma grande oportunidade para compartilhar as melhores práticas desenvolvidas em Hospitais de referência”, conta Ana Lúcia Camargo, presidente do comitê científico do Fórum e da Comissão de Integração da Assistência Farmacêutica do Hospital das Clínicas da USP (CIAF-HCFMUSP).

Com o tema “A farmácia como elemento estratégico na gestão hospitalar”, o Fórum abordará o impacto positivo da incorporação de tecnologias na assistência segura ao paciente e a farmácia como um setor estratégico na otimização de recursos. Além disso, promoverá debates que incluem temas como segurança nos processos logísticos, com foco no recebimento do medicamento até a administração no paciente.

“Também vamos debater sobre protocolos de Farmácia Clínica baseados em evidências científicas para monitoramento de resultados terapêuticos definidos, com a escolha da melhor opção de tratamento ao paciente, adequada às possibilidades de custeio do hospital”, revela Ana Lúcia.

Para a executiva, a farmácia hospitalar é essencial não apenas para a qualidade do atendimento, mas também para a gestão financeira. Neste sentido, o cenário econômico brasileiro exige a preservação da sustentabilidade do negócio para a manutenção do nível de excelência e da segurança ao paciente por meio do uso seguro e racional de medicamentos e materiais médicos.

Outro tema que será abordado é a tecnologia, que também já está intrínseca nas farmácias dos hospitais e proporciona melhorias indispensáveis. “A robotização propicia maior segurança, rapidez e transparência nos processos, e consequentemente na tomada de decisão. Tendo em vista que a quarta revolução industrial já chegou à saúde, o Hospital 4.0, onde a farmácia hospitalar está inserida, é o futuro inevitável”, defende.

Compartilhar conteúdo
A SAHE, que acontece entre os dias 12 e 14 de março de 2019, terá mais de 20 fóruns diferentes organizados por comitês científicos. “A expectativa é promover a troca e disseminação de conhecimentos técnicos das práticas vivenciadas entre os participantes que já atuam ou pretendem atuar na área, tendo em vista ser uma Feira de Saúde focada em qualidade e inovação que proporciona bons momentos de networking”, revela Ana Lúcia.

Esta matéria foi publicada na 57ª edição da revista Healthcare Management.

Veja mais posts relacionados

sahe

Grupo Mídia anuncia data da SAHE 2022

Evento é o maior em educação executiva da Saúde na América Latina Compartilhar conhecimento, aprimoramento e relacionamento, são algumas das...

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS