Um dos objetivos do acordo é ampliar o número de denúncias de más práticas na Saúde
O Instituto Ética Saúde (IES) e a Associação Brasileira de Defesa dos Beneficiários de Planos e Seguros de Saúde (ABDB) firmaram Acordo de Cooperação Técnica para fomentar um setor mais íntegro, transparente e a igualdade no tratamento aos profissionais da saúde, pacientes e empresários.
“Somamos força e fomentaremos, em especial, às denúncias de más práticas, antiéticas, colocando o Canal de Denúncias do IES – que é confidencial e consolidado no setor da saúde – à disposição de todos que possam contribuir com seus relatos para serem investigados pelas autoridades competentes”, afirma o diretor Executivo do IES, Filipe Venturini Signorelli.
A ABDB tem um propósito que transcende a atual polarização entre operadoras de planos de saúde e os prestadores de serviços de saúde. “Estamos inseridos em um contexto muito maior: combater os abusos cometidos por seguradoras contra os pacientes, prezando também pela autonomia médica e a ética. Nossa preocupação é com a evolução das ciências médicas, a quais técnicas, dispositivos ou medicamentos nossos filhos e avós terão acesso”, explica o vice-presidente da Associação, Lucas R. Dohmen.
Ele também reforça a confiança no Canal o IES. “Sabemos que a maior preocupação é assegurar que os dados do denunciante sejam mantidos em sigilo, para evitar retaliações. O canal do IES é sólido, por isso firmamos essa parceira”.
As denúncias podem ser feitas pelo link: www.eticasaude.org.br. Quanto maior o número de detalhes, mais efetiva é a investigação sobre o desvio de conduta relatado.
Leia mais
Instituto Ética Saúde e Tribunal de Contas da União renovam Acordo de Cooperação