Formas & Efeito realiza projeto de alto nível do Hospital Moinhos de Vento em apenas três meses

Formas & Efeito realiza projeto de alto nível do Hospital Moinhos de Vento em apenas três meses

 

Exclusividade e conveniência são sinônimos do Unique Moinhos, serviço de internação de alto padrão do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Com lançamento em 2018, o serviço busca combinar cuidado, conforto e elegância em um andar exclusivo no Hospital.

Ao todo são nove apartamentos e seis suítes, totalizando 15 leitos, com ambientes  amplos, Smart TVs e serviço de concierge exclusivo.

Dessa forma, um profissional do Unique se dedica exclusivamente ao atendimento das necessidades dos pacientes.

A realização do Unique Moinhos se deu pela Formas & Efeito Projetos Arquitetônicos, empresa com mais de 27 anos de atuação no mercado.

Segundo o diretor técnico e engenheiro da empresa, Ruy Barbosa, “o objetivo dos leitos Unique é atender o público que deseja serviços hospitalares especiais, com muita qualidade e de alto padrão.”

Por esse motivo, Barbosa afirma que a obra foi realizada da forma mais minuciosa possível para atingir o nível de conforto e elegância exigido pelo Hospital.

“Os detalhes foram fundamentais e demandaram muitos cuidados por parte da nossa equipe nos acabamentos. Tudo foi conferido diversas vezes e asseguramos que a obra fosse entregue de acordo com o solicitado.”

 

Um desses detalhes foi a utilização de telas de Tensoflex nas paredes das antessalas dos quartos privativos.

“Precisávamos alcançar um efeito de iluminação em que ocasionasse uma luz difusa na antessala, sem que as lâmpadas ficassem perceptíveis, marcando a tela. Foi complicado, mas acredito que fizemos um bom trabalho.”

 

Todo o processo de construção foi realizado em curto prazo: apenas três meses. Dessa forma, a obra foi executada em uma etapa, fazendo com que todo o sexto andar do Hospital ficasse fechado para a reforma.

“Tivemos um período de execução relativamente curto para a quantidade e diversidade de materiais empregados, mas isso não foi um grande problema, uma vez que essa é uma exigência frequente no setor da saúde”, relata Barbosa.

 

No entanto, o engenheiro acredita que existiu um grande desafio a ser enfrentado com relação ao prazo: a importação do forro metálico amadeirado da circulação.

“Esse material é importado do Chile e, como tivemos apenas três meses de obra, o processo de importação teve que ser agilizado pela nossa equipe administrativa.”

 

Com relação à sustentabilidade e otimização do tempo, Barbosa revela que sua equipe fez um grande esforço para aproveitar ao máximo as estruturas existentes no andar.

“Conseguimos reutilizar grande parte da estrutura que já estava no Hospital, o que trouxe diversos pontos positivos. Gastamos menos tempo e dinheiro, além de tornar o projeto mais sustentável e comprometido com o meio-ambiente.”

 

Expectativas para o futuro

Barbosa acredita que o setor de construção na saúde possui um grande potencial de crescimento, uma vez que as instituições do setor estão em constante transformação.

“A área da saúde inova constantemente, tanto em métodos quanto fisicamente, então as obras costumam ser constantes e continuarão a ser assim, já que todos precisam de adequar às evoluções no cuidado ao paciente.”

 

Atualmente, a Formas & Efeito presta serviços de gerenciamento, projeto e construção civil para diversos hospitais do Rio Grande do Sul.

Para o ano de 2021, Barbosa espera que a quantidade de obras aumente. “A pandemia da Covid-19 trouxe um aumento constante na preocupação da população com a saúde, então o mercado deve continuar em alta.

Essa matéria foi publicada na edição 34 da Revista HealthARQ. Clique aqui para acessar essa e outras reportagens exclusivas!

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS