Com o avanço do home-office e dos modelos híbridos de trabalho, um dos maiores desafios das empresas têm sido desconstruir paradigmas culturais do trabalho físico e estimular o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores.
Pensando nisso, a Galderma, empresa líder na categoria exclusivamente dedicada à dermatologia, tem olhado de perto para as necessidades dos seus talentos, como explica o diretor de Recursos Humanos Brasil e Latam da empresa, Guilherme Queiroz.
“Implementamos diversas ações no dia a dia para ouvir mais nossos colaboradores e para que eles se sintam pertencentes ao propósito da Galderma. Buscamos também incorporar algumas mudanças simples no dia a dia para gerar equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, ainda mais diante de um modelo híbrido de trabalho.”
Queiroz considera ações nesse sentido importantes, porque as pessoas são o principal ativo de qualquer companhia. “Todas as nossas soluções são feitas por pessoas e para pessoas, por isso, a satisfação dos colaboradores é essencial para o sucesso da empresa, que é líder de mercado pelo segundo ano consecutivo nas categorias bioestimulador de colágeno e ácido hialurônico injetável¹.”
GPTW mais uma vez
A Galderma foi eleita como Great Place to Work pela terceira vez consecutiva, com a maior participação de seus colaboradores na pesquisa desde 2020. A companhia, que é Top of Mind entre profissionais da saúde com as marcas Sculptra® (bioestimulador de colágeno) e Restylane® (ácido hialurônico injetável)², foi reconhecida como a 12ª melhor para se trabalhar entre as empresas farmacêuticas de médio e grande porte do Brasil.
Segundo Queiroz, o resultado mais importante do prêmio é a demonstração de engajamento e orgulho, que revela uma percepção positiva por parte dos colaboradores e estimula a empresa a seguir trabalhando em prol de seu bem-estar e crescimento profissional.
“Mais importante do que o ranking é estar aberto a ouvir o que nossos colaboradores pensam e acham sobre a empresa, nossos produtos e a liderança. Percebemos que nossos colaboradores se sentem valorizados, cuidados e satisfeitos em relação à empresa.”
Um novo modelo
A pandemia da Covid-19 transformou a forma como o trabalho se organiza e algumas mudanças vieram para ficar: na Galderma, o modelo híbrido de trabalho foi mantido, com trabalho em home-office três vezes por semana. Para Queiroz, esse foi um desafio que trouxe adaptações e aprendizados para os líderes e times.
Além disso, comenta sobre a etapa de crescimento acelerado que atravessa a empresa e o esforço em apoiar os colaboradores para que eles não se sintam sobrecarregados e se engajem de maneira assertiva com as suas marcas, reconhecidas pela segurança e eficácia de produtos consolidados no mercado, como Restylane®, com 26 anos de existência, Cetaphil®, comercializado há 75 anos e Sculptra®, há 18 anos no mercado brasileiro.
Segundo o diretor, “o desafio da organização foi entender de que forma manter esse crescimento sem afetar a qualidade de vida dos colaboradores”. A partir da compreensão deste desafio, foram adotadas práticas que minimizassem o impacto, como short-friday e as sextas-feiras sem reuniões.
Conectando o futuro
Por meio de um projeto de EVP (Employer Value Proposition), a Galderma espera aumentar ainda mais a conexão do seu propósito com os colaboradores, reforçando o seu reconhecimento junto ao mercado de trabalho.
Além disso, também encaminha o lançamento de um programa de preparação para todos os níveis de liderança da empresa, chamado Academia Latam de Liderança Galderma, alinhando as expectativas da empresa em relação às suas lideranças e o impacto causado por elas.
¹Painel de Harmonização IQVIA – Universo de Injetáveis Estéticos (Exclusão de Injetáveis Terapêuticos).
²Pesquisa realizada pelo segundo ano consecutivo, 2021(n=141) e 2022 (n=150)