Gilney Guerra de Medeiros, do Cofen, debate sobre os desafios da Enfermagem em tempos de pandemia
Em continuidade das Lives da plataforma Healthcare Management, o entrevistado de ontem, 9 de junho, foi Gilney Guerra de Medeiros, diretor financeiro do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). Com o tema os “Desafios da Enfermagem em tempos de pandemia”, o executivo pontuo sobre a falta de equipamentos de segunraa nas Instituições de Saúde. “Recebemos mais de seis mil denúncias de irregularidades na segurança dos profissionais de enfermagem.”
Outra temática apontada foi a falta de organização e planejamento das Instituições. “Ninguém estava realmente esperando uma pandemia, mas a partir do momento que nós tivemos o primeiro caso em dezembro de 2019, na China, a gente já devia ter se preparado para o que se estava a vir.”
O executivo também falou sobre a valorização dos profissionais de enfermagem em um mundo pós-pandemia. “Atualmente, o setor público de Saúde carece de colaboradores da área. Com a Covid-19, este problema ficou mais evidente. Esperamos que haja sim, uma maior reconhecimento desses profissionais e sua devida remuneração.”
Medeiros também ressaltou a importância de se investir na capacitação e profissionalização dos enfermeiros. “Esta é uma das nossas grandes lutas diárias. A gente fomenta a educação desses colaboradores e acredita que a SAHE 2021 é fundamental para sanar problemas que ficaram evidentes nessa pandemia, como por exemplo, a melhoria de lideranças no setor.”
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=ect8KmmVI08[/embedyt]